Thursday, September 06, 2012

Programação - VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado



 

12 a 16 de setembro de 2012

Memorial dos Povos Indígenas, Brasília/DF

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

12 de setembro (quarta-feira)

19h - Espetáculto Teatral `Cerrado - Entre Cascas e raizes `- Grupo Faz de Conta – MG

Espetáculo multimídia que versa sobre a importância do Cerrado, suas águas, as paisagens, a fauna e flora, a histórica ocupação humana em intimidade com o bioma, a cultura popular, a espiritualidade; e logo o descaso, a ignorância, a degradação, e a urgente necessidade de conservação.

20h - ABERTURA - Mesa Institucional, com o Mestre de Cerimônia Josino Medida – MG

22h - Zé Mulato e Cassiano – DF

Zé Mulato e Cassiano se apresentam hoje como o melhor resultado do que foram estes 80 anos de música caipira, raiz, sertaneja, cabocla ou regional não importa. 

 

13 de setembro (quinta-feira)

12h - Dança indigena PETEI TENONDEPORÃRÃ REHE

18h30 - Terno de moçambique - Congo de Catalão – GO

As versões sobre a origem da festa em Catalão são unânimes ao afirmar a influência do congado de Minas Gerais. Atualmente, quase metade dos moradores de Catalão participam da festa de Nossa Senhora do Rosário. A cidade apresenta hoje 21 ternos de congada divididos em 12 congos, dois moçambiques, um penacho, dois vilões e quatro catopés.

19h - Encantadeiras de Babaçu – MA

As encantadeiras são mulheres que mantêm acesa a tradição das cantorias durante a coleta e quebra do coco babaçu. Seus cantos ecoam protestos e demanda por direitos, principalmente o direito ao livre acesso e à preservação dos babaçuais.

19h30 - Sussa - Comunidade Quilombola Sítio Histórico Kalunga – GO

Dança tradicional Kalunga, a Sussa, nascida de tradições africanas, reflete toda a alegria desse povo. Com um ritmo marcado pelo som da viola, do pandeiro, da sanfona e da caixa (espécie de tambor), é uma tradição que envolve toda a comunidade por meio da música e da dança, caracterizada por giros em que as mulheres equilibram garrafas de cachaça sobre a cabeça.

20h - Mambembricantes – DF

O grupo iniciou sua trajetória com um espetáculo de teatro de rua que percorreu ruas e praças do Brasil e de países da Europa, em turnê por Alemanha, Holanda, França -Festival de Teatrode Avignon-e Espanha. Desta experiência nasceu o chamado espetáculo Cênico Musical.

21h - Passarinhos do Cerrado – GO

Passarinhos do Cerrado traz uma proposta musical baseada no estudo da cultura popular brasileira. Repleto de poesias, melodias e arranjos que misturam o ritmo nordestino, o coco, com manifestações culturais regionais como as folias de Reis e do Divino, a congada e a catira.

14 de setembro (sexta-feira)

10h - Maria Jatobá – teatro

Teatro, poesia e música são elementos de arte-educação utilizados na intervenção teatral de Maria Jatobá, que pretende chamar a atenção da sociedade civil sobre a valorização do meio ambiente e das tradições populares que remetem à memória dos povos habitantes do Cerrado, agregando valor sobre sua existência e importância na manutenção do patrimônio natural e cultural.

18h - Espetáculo `Cade o Manzuá` - Ponto de Cultura Seu Duchim de Folias e Grupo de dança Manzuá da Comunidade Quilombola Retiro dos Bois- MG

O espetáculo é uma projeção estética das danças e músicas do grupo tradicional Manzuá, onde o contemporâneo e o tradicional se convergem na produção artística. O Espetáculo envolve o corpo de dança do Ponto de Cultura Seu Duchim e a orquestra feminina de caixa de folia de reis. Integram, também ao espetáculo, o grupo de dança Manzuá da comunidade quilombola Retiro dos Bois, de Januária/Minas Gerais.

18h40 - Reizado de Bebedouro – BA

19h20 - Grupo de batuque do Quilombo do Gurutuba – MG

20h - Sussa - Comunidade Quilombola Sítio Histórico Kalunga - GO

20h30 - Sérgio Perere – MG

Pererê é herdeiro da cultura africana e filho das Minas Gerais. Representa o elo entre as tradições e a contemporaneidade. Em seu expressivo canto, nota-se a presença da força ancestral presente nas manifestações populares como catopés, Moçambique, marujada e, ao mesmo tempo, o swing do jazz, do blues e do soul.

Atração cultural ao longo dos dias

Carlos Machado

Programação Cultural Festival Puroritmo – evento parceiro do VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

15 de setembro (sábado)

20h – Seu Estrelo e o Fuá do terreiro

20h45 - DJ Wash

21h30 – Pedra Branca

22h45 - DJ Chicco Aquino

16 de setembro (domingo)

17h – Trio Oblivion

18h - DJ Chicco Aquino

18h45 - DJ Tudo e sua gente de todo lugar

20h - DJ Pezão

20h45 Carlos Malta e o Pife Muderno

No comments: