Thursday, September 27, 2012

Livro Estudo Sólido de Literatura, de Márcio Moraes









Professor Marcio Moraes lança obra Literária

28/08/2012 - 18h49m

Ano passado, o professor de Literatura Márcio Moraes lançou a apostila: “Estudo Sólido de Literatura” com análise das cinco obras indicadas para o processo seletivo da Unimontes 1/2012 e 2/2012. Em virtude da aceitação do trabalho pelos alunos, bem como o reconhecimento crítico advindo de especialistas em Literatura, este ano o Estudo adquiriu status de Livro de Ensaios Literários, com direitos autorais reservados e registro na Biblioteca Nacional.

O livro passou pelo crivo do professor Dr. Osmar Oliva, autor de Cartas para Mariana, o qual leu a crítica sobre sua obra e viu no trabalho do professor Márcio um estudo digno de apreciação literária. Publicamente, em palestra realizada em um colégio particular da cidade, Osmar Oliva recomendou a leitura do estudo como fonte de enriquecimento crítico para a interpretação de sua obra e consequentemente das demais. Em rede social (facebook), Osmar Oliva comenta: “Parabéns, Márcio, pelos estudos sérios e inteligentes que realizou sobre os livros do vestibular. Indico para todos esse material excelente!”

O estudo também conta com a apreciação de outros professores da Unimontes os quais, inclusive, utilizaram o estudo em aulas do Curso de Letras como atestou o professor Ilmar Rodrigues Fernandes em depoimento constante no livro: “Exemplar e digna de mérito é a atitude do professor Márcio Adriano Silva Moraes. Seu estudo das obras do vestibular da Unimontes, não só procuram atender aos objetivos do vestibular como também é útil àqueles que se dedicam à literatura”.

O autor Petrônio Braz, que teve sua obra analisada semestre passado, também traz o seu depoimento no livro, ressaltando a qualidade com que seu livro foi analisado. Análise, inclusive, digna de comunicação no Congresso da União Brasileira de Escritores em Ribeirão Preto, ano passado, evento do qual participaram os escritores Márcio Moraes e Petrônio Braz.

Em rede social, a professora de Literatura da Unimontes, Dra. Ivana Ferrante Rebello, membro da Cotec, comenta: “Márcio, o trabalho que você vem realizando é diferenciado, de qualidade e reflete o leitor aprimorado que vc é. Sucesso!”.

O estudo também conta com depoimento de alunos que passaram no vestibular tendo como respaldo para gabaritar a prova de Literatura da Unimontes o Estudo Sólido de Literatura.

As obras analisadas foram: “A alma encantadora das ruas”, de João do Rio; “Nós e os outros”, org. de Marisa Lajolo; “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; “Cartas para Mariana”, de Osmar Oliva.

O Estudo também estará disponível nas livrarias da cidade: Palimontes e Thaís (Quarteirão do Povo). A expectativa é de que os exemplares estejam disponíveis em potencial a partir desta quinta-feira, dia 30 de agosto.

Fonte: Jornal O Norte:


No comments: