Tuesday, September 04, 2012

Minha Aldeia - Andréa dos Santos

CONVITE

Quem for ao Teatro do SESI no próximo dia seis de setembro se surpreenderá com a estrutura preparada para a gravação do DVD Minha Aldeia, o primeiro trabalho de Andréa dos Santos como cantora solo. A equipe, cuidadosamente escolhida para desenvolver esse projeto, é formada por cineastas, figurinistas, cenógrafos, produtores e músicos de grande talento que farão desse show um momento lúdico e inesquecível tanto para os artistas quanto para o público. 

O repertório do Minha Aldeia apresenta canções de renomados compositores como Paulo Leminsk, Junio Barreto, Kiko Dinucci, Tincoãs, além de algumas composições autorais e músicas de domínio público. A banda de Andréa dos Santos é formada por Gabriel Lourenço (violão e guitarra), Lieber Rodrigues (bateria), Bruno Yacalos (violão e bouzouki), Guto Martins (percussão) e Alfredo Bello (baixo e direção musical). 
O show de Andréa dos Santos, que conta o apoio da Secretaria de Cultura do DF, “é um convite para celebrar a nossa cultura tão rica e muitas vezes desconhecida de sua própria gente”, como define a cantora. 




SOBRE A CANTORA



Foi em meio a essa mistura de culturas vindas de todo o país para a Capital Federal que nasceu a cantora Andréa dos Santos, filha de um pernambucano com uma capixaba, que imprime em sua obra musical a diversidade e as sutilezas da nossa rica cultura brasileira, imprimindo com sua voz forte e marcante uma musicalidade genuína e contemporânea.
Andréa ingressou na Escola de Música de Brasília aos dezesseis anos para estudar flauta transversal e aos vinte iniciou o curso de Licenciatura em Música na Universidade de Brasília. Apesar de não ter concluído o curso, Andréa não se afastou da Academia, onde também participou de grupos de pesquisa em teatro antropológico. Nessa mesma época, Andréa ingressou no grupo de teatro de rua Esquadrão da Vida como acrobata, cantora e instrumentista sob a direção de Ary Pára-Raios, ativista social e pioneiro da cultura no Distrito Federal. Andréa também trabalhou na criação de trilhas sonoras para importantes peças de teatro dirigidas por Hugo Rodas, Celeiro das Antas e Irmãos Guimarães.
No ano 2000, Andréa ajudou a fundar a banda Casa de Farinha, onde fez suas primeiras experimentações fundindo referências tradicionais e contemporâneas às suas pesquisas autodidatas no campo musical. A banda foi sucesso de público, de mídia e em 2005 conquistou o Prêmio Tim como banda revelação do festival. Nessa época, Andréa representou o Brasil no projeto Después de la cumbre, em Montevidéu, quando dividiu o palco com o cantor e compositor uruguaio Jorge Schellemberg e a cantora e compositora argentina Georgina Hassan.
Em 2009 Andréa saiu da banda Casa de Farinha para se dedicar a seu trabalho solo. A partir desse momento, a cantora intensificou suas pesquisas no campo da cultura tradicional por meio de vivências em etnias e comunidades no interior do Brasil como a comunidade Quilombola dos Kalunga na região Centro-Oeste, o território indígena Krahô em Tocantins, os povos indígenas do Xingu na Amazônia, os índios Pankararu de Pernambuco, dentre outras. 
Em sua caminhada artística, Andréa já dividiu palco com Hermeto Pascoal, GOG (DF), Otto (PE), Cleyton Barros e Nego Henrique (Cordel do Fogo Encantado - PE), DJ A (DF), Lia de Itamaracá (PE), Selma do Coco (PE), Fiandeiras de Sagarana (GO), Escurinho (PB), Tomá Sidibé (França), Carlos Pial (MA), entre outros.



SERVIÇO
Quando? 06 de setembro
Onde? Teatro do SESI – QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte 
Informações: (61) 3355-9500



Entrada Franca.

No comments: