Tuesday, January 22, 2013

Hora do filme Nacional

 

| 18/01/2013   
 
O público do Cinema Nacional cresce significativamente em 2012
O palhaço, um filme de Selton Melo,

O Cinema Nacional teve um saldo positivo no ano de 2012. Com um número significativo de 15, 6 milhões, espectadores de todo o Brasil foram assistir filmes brasileiros. Segundo os dados da Agência Nacional de Cinema – Ancine, divulgados hoje, dia 17 de janeiro, o Cinema Nacional ganha outro perfil para os brasileiros que acabam valorizando mais seu cinema e desapegando do estigma que filme nacional só fala de sacanagem e violência.

Dos 83 lançamentos nacionais de 2013, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores, onde o filme mais assistido foi Até que a morte nos separe, com 3,3 milhões de ingressos vendidos.
O maior público nos cinemas foi no segundo semestre do ano passado quando teve uma subida d da média de 5,12%, registrados nos primeiros seis meses, para 15,29%, fechando o ano com uma média de 10,62% e nos últimos meses chegou a alcançar 22,17% da partipação do público dos cinemas do Brasil.

Segundo o presidente da Ancine, Manuel Rangel, a expansão do circuito dos filmes nacionais merece destaque e diz: “Os filmes brasileiros foram lançados em 63 salas, em média. Em 2011, essa média foi 48 salas. Isso indica uma aposta maior das distribuidoras no cinema nacional”.

Os cinemas e as indústrias cinematográficas brasileiras também lucram e geram fortunas . No ano passado, registrou- se recordes de arrecadação e público para o mercado de cinema brasileiro. A arrecadação das salas de exibição do país cresceu 12,13%, em relação a 2011, atingindo R$ 1,6 bilhão.

“O ritmo desse crescimento foi mais acelerado nas regiões Norte, Nordeste e Sul, chegando a um total de 2.515 salas”, diz, Rangel, que compara com o grande pólo de cinema do Brasil, o Sudeste, onde as demais regiões atingiram um crescimento da ordem de 6,93% para a exibição nos cinema do país.

http://redecandanga.com.br/blog/archives/6677/hora-do-filme-nacional/

No comments: