Saturday, March 26, 2011

Morre o músico Lula Cortês


O músico pernambucano Lula Côrtes, de 61 anos, morreu na madrugada deste sábado (27) no Hospital Barão de Lucena, em Recife. O artista lutava contra um câncer na garganta.

O velório acontece nesta manhã na Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. Lula exercia a função de assessor cultural da Prefeitura de Jaboatão. O enterro será realizado no Cemitério da Saudade, em Jaboatão Velho.

Os últimos shows dele foram na semana passada - quinta, sexta e sábado - no Sesc Belenzinho, em São Paulo, segundo o 'Diário de Pernambuco'. Ele e Zé da Flauta fizeram participações especiais no show de Alceu Valença, relembrando a década de 1970.

Lula Côrtes foi um dos primeiros a fundir o ritmo regional nordestino ao rock and roll. Ele chegou a lançar três discos, sendo dois na primeira metade da década de 1970, um com o cartunista Laílson o LP Satwa, pela Rozemblit e outro em 1974, com Zé Ramalho. Este, chamado Paêbiru - O Caminho da Montanha do Sol, é raro já que apenas poucas cópias restaram após uma enchente que atingiu a sede da gravadora.

Os três trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais vendidos na categoria World Music quando foram lançados em 2008 nos Estados Unidos por uma gravadora independente, a Time-Lag Records. O relançamento em CD de Paêbiru no Brasil fazia parte dos planos de Lula Côrtes.

Assista ao último registro em vídeo do músico OBSERVA & TOCA - Lula Cortes from Recheio Agência Conteúdo on Vimeo.

Com informações do Diário de Pernambuco)

No comments: