Wednesday, March 23, 2011

CORPO VIVO - Carrossel das espécies, de Ivaldo Bertazzo, em Brasília - DF


Consagrado espetáculo de Ivaldo Bertazzo será apresentado em Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Nas capitais, o professor e coréografo também ministrará workshops e lançará o livro Corpo Vivo – Reeducação do Movimento.

Que espécie de animal é você? Homem, quadrúpede, pássaro?
O que fazer quando a mente conquista beleza e liberdade e o corpo envelhece?
Imagine se o homem tivesse a capacidade de regeneração dos répteis, que abandonam toda a pele e desenvolvem outra no lugar. Se pudesse andar pelas paredes e tetos, desafiando a lei da gravidade e mudar a cor da nossa pele de maneira camaleônica. E se continuasse a respirar debaixo d’água, mesmo depois de rompido o cordão umbilical? Como seria o mundo se o homem voasse? E se tivesse uma visão de coruja, o radar do tubarão, a velocidade de um lince e a força de um touro?
Perguntas como essas permeiam o espetáculo interativo de Ivaldo Bertazzo, que estreou em 10 de setembro no SESC Pinheiros com 18 bailarinos.
“Corpo Vivo – Carrossel das espécies” faz parte de um projeto maior que abarcou também o lançamento do livro “Corpo Vivo - Reeducação do Movimento”, Edições SESC SP, e uma série de palestras e workshops.
Com roteiro de Marília Toledo, assistência de direção de Suzana Mafra e iluminação de Wagner Freire, o espetáculo pretende representar a evolução da espécie humana, comparando-a com a dos répteis, pássaros, peixes e quadrúpedes, por meio da dança, da música e de textos que percorrerão o teatro-dança.
O ator Rubens Caribé dá vida à história de um monge que dedica a existência não apenas à filosofia, mas também a estudos sobre a anatomia de diversas espécies, com o objetivo de encontrar a perfeição. Em cena, os encontros possíveis desse monge e de outros personagens, como um maestro que dirige um coral de bichos, um professor de organização dos músculos da face com os animais que ele pesquisa, num embate de atração e inveja em relação as suas características.
A mezzo soprano Regina Elena Mesquita também dá voz a uma mãe, uma égua e uma camareira, num repertório musical insólito, que mescla Nino Rota, uma canção iídiche, The Carpenters e canções regionais brasileiras.
O espetáculo, que terá momentos de interatividade, também pretende que o público se dê conta da importância do corpo como o instrumento de todas as ações cotidianas, que passam despercebidas, mas que são vitais ao ser humano. A respiração, o ato de piscar, a deglutição, são ações mecânicas e involuntárias que nem passam pelo nosso pensamento no dia a dia. Mas se algo der errado com uma dessas ações, o corpo para.
“Quando fazemos a representação dos animais, falamos das múltiplas habilidades motoras, o pássaro e sua flutuação, o peixe, com a perfeita articulação entre a cauda e a cabeça e, o homem, com a capacidade de dormir em pé, por exemplo, e outras características que o diferenciam das demais espécies: a imaginação, sedução, a melhor pele, que permite que ele pinte, toque piano... O homem paga um preço pela sua excessiva verticalidade. Queremos aproximar o público de sua psicomotricidade, do funcionamento de seu próprio corpo já que os aspectos mecânicos e motores são as ferramentas de integridade e preservação do corpo humano. É inevitável que o corpo envelheça e a mente fique mais refinada. Como preservar a unidade?”, questiona Bertazzo.
De maneira lúdica e bem humorada “Corpo Vivo” traz para o palco uma das principais reflexões do homem: a preservação
e a degeneração do corpo.

Recomendação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Workshop de Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo
para 200 participantes
O workshop oferece ao participante uma experiência prática do método de reeducação do movimento com o objetivo de demonstrar sua aplicação em:
• Referências sobre organização postural,
• Concentração do aluno em sala de aula,
• Percepção corporal e equilíbrio da força muscular,
• Desenvolvimento da capacidade motora no uso do espaço
e dos objetos
Conteúdo:
• exercícios de estimulação do rosto e suas funções
• organização do olhar, respiração, emissão da voz, mastigação
e deglutição
• práticas que favorecem a construção de um bom posicionamento sentado e em pé, e a organização dos braços em relação à mesa e objetos
• equilíbrio do tônus muscular por meio de exercícios rítmicos para diminuir a hiperatividade e ampliar a capacidade de concentração.
• exercícios que utilizam o corpo na sua totalidade, usando apoios adequados, resistência contra o solo e descompressão articular
A cada participante será entregue uma mídia para consulta e referências a serem trabalhadas em sala de aula. E também um kit com utensílios para a vivência dos exercícios práticos, contendo: bastão, bexiga, escovinha, rolha, e palitos. Os participantes deverão estar vestidos confortavelmente para a execução de exercícios.
200 vagas – inscrições pelo site: www.ivaldobertazzo.com.br
Projeto Corpo Vivo
O projeto Corpo Vivo apoiado pelo Fundo Nacional de Cultura tem como objetivo a multiplicação do Método Bertazzo por meio de workshops realizados para mais de 1600 pessoas. E oficinas de imersão na capacitação de profissionais (arte-educadores, técnicos de equipamentos culturais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, profissionais de saúde e do esporte, psicólogos, entre outros) para a aplicação do Método Bertazzo na melhoria das condições de aprendizado. Visa também a democratização do acesso à produção cultural por meio de apresentações gratuitas do espetáculo “Corpo Vivo – Carrossel das Espécies” em diversas cidades brasileiras.

Ficha Técnica
CORPO VIVO - Carrossel das espécies
Concepção, Direção Geral E Coreografia Ivaldo Bertazzo
Texto e Roteiro: Marília Toledo
Direção Cênica: Suzana Mafra
Cenário e Figurino: Luciana Bueno
Confecção de Bonecos: Jésus Seda
Direção Musical: Ruben Feffer
Iluminação: Wagner Freire
Design de Som: André Omote
Elenco
Ator convidado: Rubens Caribé
Participação Especial: Regina Elena Mesquita
Companhia Teatrodança Ivaldo Bertazzo:
Amanda Christien, Anderson Nozes, Anderson Xavier, Angélica Cristhiewen, Ariane Silva, César Dias, Edson Lima, Felipe Torquato, Fernando Gomes, Franciane De Paula, Gil Celestino, Mayara Evelyn, Michele Bonifácio, Pablo Diego, Samira Marana, Thaís Diniz, Vagner Cruz, Vinicios Silva.
Informações para a imprensa: Tânia Bernucci
TB Comunicação – (11) 9909-6181 / 3672-3967
bernucci@uol.com.br

Brasília - DF
Corpo Vivo - Carrossel das Espécies
3 únicas apresentações
Dias 01 a 03 de abril de 2011
Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 18h
Entrada Franca
Teatro Nacional – Sala Vila Lobos
Teatro Eixo Monumental, 2
Informações:(61) 3325-6239 / (61) 3325-6256
www.ivaldobertazzo.com

Workshop - reeducação do movimento
com Ivaldo Bertazzo
Dia 02 de abril, sábado das 11 às 14h
200 vagas – inscrições somente no site www.ivaldobertazzo.com
Teatro Nacional - Sala Vila Lobos
Teatro Eixo Monumental, 2
Informações:(61) 3325-6239 / (61) 3325-6256
Após o workshop haverá o lançamento do livro Corpo Vivo Reeducação do Movimento.

No comments: