Thursday, March 03, 2011

Academia Brasileira de Letras elege seu integrante mais jovem


Foto: Rafael Andrade/Folhapress
Academia Brasileira de Letras elege seu integrante mais jovem
da Livraria da Folha

A Academia Brasileira de Letras tem um novo imortal. Foi eleito, nesta quinta-feira (3), o professor, ensaísta e poeta carioca Marco Lucchesi, 47, autor de "O Dom do Crime", que se tornou o mais jovem integrante da ABL.

O escritor Marco Lucchesi, que lanca o romance "O Dom do Crime" sobre clássico de Machado de Assis

"A chegada do escritor Marco Lucchesi constitui uma contribuição das mais valiosas para o quadro da Academia. Jovem e brilhante, certamente será de muita valia para os projetos e propostas que nossa casa deseja implementar nos próximos anos", declarou o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça.

Especializado em literatura italiana, o novo "imortal" traduziu romances de nomes como Primo Levi (1919-1987) e Umberto Eco. Autor também de "Ficções de um Gabinete Ocidental", "A Memória de Ulisses" e "Meridiano Celeste & Bestiário", Lucchesi vai ocupar a cadeira nº 15, em substituição ao padre Fernando Bastos de Ávila, que morreu no último dia 6 de novembro.

Segundo a ABL, Lucchesi recebeu 34 dos 38 votos possíveis (foram três abstenções e um voto em branco). Compareceram à sessão 26 acadêmicos, nove dos quais votarem presencialmente. Houve 27 votos por carta.

A cadeira nº 15 tem como patrono poeta e teatrólogo Gonçalves Dias e seu primeiro ocupante foi Olavo Bilac. Além de Bilac e do padre Ávila, ocuparam a cadeira Amadeu Amaral (1875-1929); Guilherme de Almeida (1890-1969); Odylo Costa, filho (1914-1969); e dom Marcos Barbosa (1915-1997).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/883982-academia-brasileira-de-letras-elege-seu-integrante-mais-jovem.shtml

No comments: