Friday, January 10, 2014

Matemático cazaque encontra solução para um dos Problemas do Milênio




Moscou, 10 jan (EFE).- Um matemático cazaque disse ter encontrado a solução parcial para a equação Navier-Stokes sobre a mecânica de fluidos, um dos sete problemas do milênio lançados pela Fundação Clay em 2000 e cuja resolução é premiada com US$ 1 milhão.

O professor universitário Mujtarbay Otelbayev explicou a solução em um artigo intitulado "A existência de uma boa solução da equação Navier-Stokes" e publicado pela "Revista Matemática" cazaque.

Otelbayev, diretor do Instituto Matemático da Universidade Nacional Euroasiática de Almaty, garantiu ter chegado a uma resposta satisfatória e única para o famoso conjunto de equações em derivadas parciais não lineareis que descrevem o movimento de qualquer fluído.
Até agora, soluções para a equação Navier-Stokes só tinham sido definidas em casos muito particulares.

Agora a comunidade científica deve determinar se o matemático cazaque encontrou realmente a solução para o enigma. Caso isso seja confirmado, permitiria avançar em muitos âmbitos da física e da engenharia, como é o caso da aeronáutica.

Até agora, só o cientista russo Grigori Perelman foi capaz de resolver um dos problemas do milênio (a Conjectura de Poincaré), o que valeu a medalha Fields, conhecida como o Nobel da Matemática, e um prêmio de US$ 1 milhão, mas ele rejeitou os dois prêmios.

A Fundação Clay apresentou os Problemas do Milênio em comemoração dos famosos 23 problemas enunciados por David Hilbert no Congresso Internacional de Matemáticos de Paris de 1900.

Os cinco problemas restantes são "P versus NP", "conjectura de Hodge", a "hipótese de Riemann", a "existência de Yang-Mills e a falha na massa " e a "conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer ".

EFE
io/cd

No comments: