Tuesday, February 19, 2013

SHOW DE ANDREA DOS SANTOS NO I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas








Dia 20 de fevereiro terei a honra de participar do I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, que acontecerá de 18 a 21 de fevereiro. Cerca de três mil mulheres camponesas, de vinte e dois estados do Brasil, vão discutir o tema Na Sociedade que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher!

 Durante os quatro dias de encontro, as mulheres debaterão a produção de alimentos saudáveis, o combate à violência contra as mulheres e o feminismo. Além de estudos, discussões e vivências, as camponesas também terão atividades culturais.

De acordo com o MMC, está confirmada a participação de representantes de movimentos feministas de Cuba, Honduras, da Colômbia, Venezuela, do Chile, Paraguai, da República Dominicana, Itália, e África do Sul.

De 18 a 21 de fevereiro, Brasília recebe cerca de três mil pessoas, de todo o país e do exterior, para o I Encontro Nacional do Movimento das Mulheres Camponesas. O evento, que conta com a participação de representantes de entidades nacionais e internacionais de apoio à luta das mulheres, tem como principal tema “Mulheres Camponesas, Rompendo o Silêncio e Lutando Contra a Violência”.



A abertura oficial ocorreu hoje, dia 18, às 14h00, no Pavilhão do Parque da Cidade e é organizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), que traduz a luta de milhares de mulheres brasileiras trabalhadoras, mães, camponesas, negras, brancas e índias. Está articulado em 22 estados do Brasil e faz parte da Via Campesina – Brasil.

Na próxima quarta-feira, 20, às 19h00, mulheres farão um ato solidário de doação de cabelos para a confecção de perucas para as vítimas de escalpelamento. O ato é em apoio às cirurgias reparadoras que o Governo do Amapá promove junto às vítimas de escalpelamento, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O escalpelamento ocorre quando uma grande quantidade de cabelo é arrancada muito rapidamente. Isso pode acontecer com o cabelo enrolado em motores em grande rotação, quando arranca, além do escalpo, orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e do pescoço, levando a deformações graves e até a morte. Esse tipo de acidente na navegação ribeirinha ocorre com maior intensidade na foz do Amazonas, nos estados do Pará e do Amapá, vitimando principalmente as mulheres, das quais 65% são crianças.
Para evitar esses acidentes, existe a Lei 11.970/2009, de autoria da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), que obriga que as embarcações coloquem em seus volantes e eixos dos motores uma proteção. A parti da Lei diminuiu o número de acidentes. Em 2011 não houve nenhum caso registrado de escalpelamento.

contato@libris.com.br
www.libris.com.br

O encontro é organizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
Compareçam, e vamos celebrar a força, sabedoria e a beleza da mulher.

SHOW DE ANDREA DOS SANTOS Dia: 20/02
Hora: 20h30
Local:Pavilhão do Parque de Exposições do Parque da Cidade - Brasília
ENTRADA FRANCA

No comments: