Friday, February 22, 2013

Encontro discute preservação da Bacia do rio Parnaíba

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Data de Publicação: 19.02.2013
 
#

Várias pessoas participaram do encontro A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta terça (19) o I Encontro da Sociedade Civil da Comissão Pró-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O encontro reuniu associações, sindicatos, fundações e o poder público, representado por secretários municipais, vereadores e Ministério Público.

No encontro, foram realizadas duas palestras, uma com o tema “Política Ambiental em Timon – Perspectivas e desafios”, ministrada por Anderson Costa – técnólogo em Gestão Ambiental e técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timon e outra abordando a “Política Nacional de Recursos Hídricos”, que foi abordada por Avelar Amorim, que faz parte da Rede Ambiental do Piauí.

Durante o evento foi discutido ainda a Política Nacional de Saneamento Básico, Gestão de Resíduos Sólidos e a formação do comitê para cuidar da bacia do Rio Parnaíba. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Rios dos Santos, o evento inicia um processo de debates em torno da preservação dos rios, riachos, nascentes e de toda a bacia do Rio Parnaíba. “Estamos unindo toda a sociedade civil para discutirmos maneiras de garantir a preservação de nossos recursos naturais e isso é dever de todos”, declarou o secretário.

O presidente da Fundação Rio Parnaíba – FURPA, Francisco Soares, falou que a criação de um comitê ajuda na fiscalização e monitoramento das ações de degradação e preservação do Rio Parnaíba. “Precisamos construir um plano de controle do uso da água e o comitê deve combater todas as ações que fazem mal à bacia hidrográfica. Vamos lutar pela qualidade da água e evitar o despejo de esgotos sem tratamento no rio. Água é vida e ela não pode ser contaminada”, finalizou.

Fonte: http://www.timon.ma.gov.br/secretaria-municipal-de-meio-ambiente/encontro-discute-preservacao-da-bacia-do-rio-parnaiba-846.html
 

No comments: