Wednesday, June 19, 2013

Sarau em homenagem a ANE



Sarau do Beijo
Poemação no Beijódromo
Homenagem a Associação de Escritores



A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia do Distrito Federal. O Sarau do Beijo pretende dar ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão, homenageia pelos cinquenta anos de fundação, pelo trabalho realizado em prol da cultura brasiliense e o apoio aos poetas e escritores locais no DF a Associação Nacional de Escritores – ANE, no dia 02 de julho, no Beijódromo.
Além dos poetas da ANE participam do Sarau do Beijo os poetas José Edson dos Santos, lançando seu mais recente livro, Loucura pouca é bobagem, Wélcio de Toledo e Yanoré Flávio. O poeta Nicolas Behr entrevista a presidente da ANE a escritora  Kori Bolivia, a parte musical fica a cargo da cantora Claudia Telles e o Sarau do Beijo tem a curadoria do Poemação.

Associação Nacional dos Escritores –  Um grupo de praticantes da  literatura e das belas artes, entusiasmado com a cidade Brasília recém inaugurada, resolveu se juntar em sociedade  para melhor discutir e divulgar suas criações.  Nasce a ANE, a primeira instituição cultural de Brasília em 21 de abril de 1963 que deu origem a outras entidades, como a Academia Brasiliense de Letras, o Sindicato de Escritores no Distrito Federal.
 A Associação Nacional de Escritores tem cerca de 340 escritores. Hoje, há 200 sócios vivos. Escritores de Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, São Paulo, Acre, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e no exterior. A grande maioria é de Brasília. Comemorando os cinquenta anos da ANE tendo hoje  como presidente Kori Yaane Bolivia Carrasco Dorado (nome literário Kori Bolivia)

José Edson dos Santos  - Loucura pouca é bobagem  é o mais novo trabalho do poeta Joyedson.  Nasceu em Macapá, no estado do Amapá, região amazônica brasileira e mora em Brasília desde 1974. É professor de artes cênicas. Publicou em 1972 em Macapá, Xarda Misturada com José Montoril e Ray Cunha.  Em 1978 participou da antologia organizada por Salomão Sousa, Em Canto Cerrado. Em 1980, publicou Águagonia e Latitude Zero, com edição mimeografada por Paulo Tovar. Bolero em Noite Cinza em 1995, Ampulheta de Aedo em 2005 e agora nos apresenta Loucura pouca é bobagem.

Welcio de Toledo filho de candangos foi batizado na igrejinha da Vila Planalto, onde nasceu em 1970. Formado em História, com mestrado em Educação pela UnB,  é professor, poeta e atua em movimentos sociais e culturais do DF, principalmente relacionados à identidade cultural, memória, literatura e artes em geral. Iniciou na militância cultural nos idos de oitenta, na efervecência do movimento punk escrevendo letras de música e manifestos anarquistas.
Possui poemas na Coletânea Fincapé, do Coletivo de Poetas de Brasília e em 2012 lançou o livro intitulado "Poemas, Visões e Outras Viagens".

Yonaré Flávio – Alagoano, nascido em Maceió, entre o mar, os coqueiros, as lagoas, os pífanos do esquenta-muié e os pandeiros dos emboladores de coco que enfeitavam as ruas da infância. Crescido embalado pelo frevo e o forró, veio o Teatro com todas as suas vidas. Cadernos de Poesia: Perímetro Urbano, Agruras do Sentimentalismo são obras publicadas. Yonoré é poeta, ator e educador.

 Clara Telles, natural de Brasília, iniciou sua carreira como cantora aos oito anos de idade, como integrante do coro infantil do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi. Participou do elenco de outras óperas como Carmina Burana, Carmem, La Bohéme, Hansel und Gretel, O Pequeno Príncipe, O Menino Maluquinho, dentre outras, também integrando, posteriormente, os coros juvenis e adultos, do mesmo teatro.

Em 2009, aos 17 anos, Clara deu início à sua carreira solo, apresentando shows como “ Lado B – O melhor da MPB ” e “(RE)VERSO”.


Atualmente, participa de vários projetos artísticos, literários e musicais e leva seus shows para diferentes casas de espetáculos da cidade.








Sarau do Beijo
Poemação no Beijódromo
Dia 2 de julho 2013 – Terça feira
Das 19:00 as 21:00
Entrada Franca


No comments: