Monday, May 06, 2013

Sarau Poético na Fundação Memorial Darcy Ribeiro, no campus da Universidade de Brasília


A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia brasiliense. O presidente da Fundar, Paulo F. Ribeiro, convidou o poeta Nicolas Behr, com a curadoria do Poemação (poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio) e produção da Nossa Produtora para o projeto mensal O Sarau do Beijo.
 
O Sarau do Beijo dará ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão. O trabalho realizado por inúmeros saraus pela cidade será a temática que o Sarau do Beijo pretende mostrar no dia 14 de março no Beijódromo.
Para Sarau Zero do Beijo no auditório do Beijódromo terça dia sete de maio de 2013 uma homenagem ao criador do primeiro açougue cultural do mundo Luiz Amorim
 
Luiz Amorim é o fundador do Açougue Cultural T-Bone em Brasília. Luiz trabalhou como vigia e engraxate antes de ser contratado aos 12 anos, por um pequeno açougue na 312 Norte. Em 1994, conseguiu comprar a loja e instalou uma estante com dez livros para emprestar e arrecadar doações e transformou-a no primeiro açougue cultural do mundo.
Em 1998, ano da primeira edição do projeto “Noite Cultural T-Bone”realizou um evento dentro do açougue e contou com trinta pessoas. Desde então já passaram mais de 500 mil pessoas e mais de 800 artistas para participar desta celebração à arte na entre quadra 312/13 da Asa Norte.
coro Sinprônico
O Açougue Cultural T-Bone promove também o projeto “Parada Cultural –Biblioteca Popular 24 horas”, biblioteca popular nos pontos de ônibus da Asa Norte, “Encontro com Escritores”, bate-papo com escritores de renome nacional e apresentação musical todas as quintas-feiras, no Açougue T-Bone.
 
Movimento Viva Arte - O Viva Arte é um observatório da cultura permanente que tem como objetivo mobilizar todas as forças das artes de Brasília, para que juntas possam influenciar nas políticas de apoio e incentivo à cultura no DF. O movimento conta com aqueles que ajudaram e ainda contribuem com o desenvolvimento da cultura na capital federal e não tem caráter político partidário, o seu compromisso é em defesa da arte produzida na cidade. Aloísio Brandão, Fabrízio Morelo, Jorge Amâncio, Luiz Martins, Nicolas Behr, Paulo José Cunha, Renio Quintas, Vicente Sá são alguns dos participantes do Movimento Viva Arte.
 
Kleber Zen é poeta, artista plástico e acupunturista. Nascido em Campina Grande/PB, Zen é autodidata, começou a pintar aos 11 anos de idade. Aos 13 anos, realizou sua primeira exposição individual na sua cidade natal. Sua produção poética começou a partir dos 16 anos, participou de inúmeros saraus em João Pessoa. Em 2000, é um dos cofundadores do movimento Embassação, ao lado do violonista Neander Cortez. Em 2002, Zen veio morar no DF e intensificou sua produção poética de forma bem isolada. Em 2004 realizou uma exposição individual no TRT de Brasília. Atualmente, o artista se dedica mais à poesia e à pintura, por enquanto sem publicação das obras realizadas.
radicais livres sociedade anonima
Radicais Livres Sociedade Anônima - Contistas, cronistas, poetas, escritores, atores, pintores, músicos, dançarinos e cineastas de São Sebastião (DF), reunidos na Associação Sociocultural Radicais Livres, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, acreditam que o desenvolvimento da cultura é elemento vital da transformação social. Todo jovem, deve ser atingido com o poder revolucionário da arte, armada de muita compreensão, engatilhada com fé e disparada com amor.
 
O Coro Sinprônico -pretende estimular a Prática Musical no âmbito do Sindicato dos Professores de Brasília, assim como levar, principalmente, às Escolas da Rede Pública do DF apresentações musical tanto de Música Popular e Folclórica como de Música Erudita, através do Canto Coral. Iniciou suas atividades no dia 10 de maio de 2010 e tem como principais criadores Lânia Maria Alves, ex-titular da Diretoria de Cultura do SINPRO e Tonicesa Badu, regente, cantor, compositor, professor aposentado da Escola de Música de Brasília.
O público participa em Poesia na Plateia mostrando seus poemas, as entrevistas ficam a cargo do poeta Nicolas Behr, com a curadoria do Poemação o sarau do beijo acontece todas as primeiras terças feiras no Memorial Darcy Ribeiro com a produção de A Nossa Produtora. 
    
Sarau do Beijo
Poemação no Beijódromo
Em homenagem a Luiz Amorim T- Bone
Participantes
Luiz Amorim T-bone
Coro Sinprônico
Kleber Zen
Radicais Livres Sociedade Anônima
Viva Arte
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo)
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ao lado da Reitoria.
Data: 7 de maio de 2013
Horário: 19hs
Entrada Franca
Classificação Livre

No comments: