Nesta sexta-feira, 17 de maio, a estação fluviométrica do rio Negro, em Manaus (AM), registrou um nível de 28,79m, maior marca medida na capital amazonense em 2013. Com isso, o Negro se aproxima da cota de alerta para inundação estabelecida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM): 28,94m. A partir deste nível, pontos de Manaus estão passíveis de inundação. Segundo estimativa do CPRM, o pico da cheia do rio, que geralmente acontece em junho, pode chegar a até 29,46m.
A
estação fluviométrica de Manaus registra níveis do rio Negro desde 1902 e integra a Rede Hidrometeorológica Nacional sob responsabilidade da ANA. A maior cota do rio já medida na capital amazonense foi de 29,97m, atingida em 29 de maio de 2012. Para acompanhar o nível e a vazão do rio Negro em Manaus e de outras estações pelo Brasil, acesse
www.ana.gov.br/telemetria ou a página da
Sala de Situação da ANA.
Por meio de sua Sala de Situação, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios do Brasil, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos – como cheias e secas – e adotar antecipadamente medidas para amenizar os impactos de tais fenômenos.
No comments:
Post a Comment