Sunday, May 19, 2013


Nível do rio Negro em Manaus está perto da cota de alerta
17/5/2013
Rio Negro em Manaus
chamada
Nesta sexta-feira, 17 de maio, a estação fluviométrica do rio Negro, em Manaus (AM), registrou um nível de 28,79m, maior marca medida na capital amazonense em 2013. Com isso, o Negro se aproxima da cota de alerta para inundação estabelecida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM): 28,94m. A partir deste nível, pontos de Manaus estão passíveis de inundação. Segundo estimativa do CPRM, o pico da cheia do rio, que geralmente acontece em junho, pode chegar a até 29,46m.
 
estação fluviométrica de Manaus registra níveis do rio Negro desde 1902 e integra a Rede Hidrometeorológica Nacional sob responsabilidade da ANA. A maior cota do rio já medida na capital amazonense foi de 29,97m, atingida em 29 de maio de 2012. Para acompanhar o nível e a vazão do rio Negro em Manaus e de outras estações pelo Brasil, acesse www.ana.gov.br/telemetria ou a página da Sala de Situação da ANA.
 
Por meio de sua Sala de Situação, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios do Brasil, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos – como cheias e secas – e adotar antecipadamente medidas para amenizar os impactos de tais fenômenos.
 
Texto:Ascom/ANA
Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Artigo MODELOS DE PREVISÃO DE CHEIAS NA BACIA AMAZÔNICA



No comments: