Friday, May 10, 2013

Pedro Osmar comenta a cena sonora paraibana e planeja lançar novo CD


O músico quer gravar disco com canções dele conhecidas na voz de vários nomes da MPB
 
Gabriel de Sá
Publicação: 10/05/2013 09:24Atualização: 10/05/2013 10:12

'Quebramos isso de que a música é feita só em um palco iluminado. Tocamos em qualquer lugar.' Pedro Osmar (Ed Alves/CB/D.A Press)



"Quebramos isso de que a música é feita só em um palco iluminado. Tocamos em qualquer lugar." Pedro Osmar

Ele nasceu em bairro boêmio de João Pessoa, pouco sabe da música que é escrita em partituras (estudou formalmente por apenas seis meses)e transformou a pacata e tradicional viola caipira em instrumento de timbres psicodélicos. Mas nem tente enquadrar o som que sai de Pedro Osmar em alguma categoria. A empreitada seria frustrada. O compositor e poeta, gravado por nomes importantes da música popular brasileira desde os anos 1970, dispensa os rótulos. Faz canções e experimentações com o entusiasmo de um garoto, apesar dos 58 anos e da notável barba. “Graças a Deus”, dispara ele, “e olha que eu nem acredito em Deus”.

Numa rápida passagem por Brasília, bateu um papo com o Correio sobre a carreira e os novos rumos da música paraibana. Ele produziu recentemente uma coletânea daquilo que chama de “caleidoscópio musical da nova geração”, com artistas locais de diferentes matizes. Segundo Pedro, o fato de a Universidade Federal da Paraíba ter um departamento de música consolidado fez com que o “Nordeste em peso” fosse para lá estudar, o que resultou em um cenário interessante na cidade.

Essa produção coletiva começa a ecoar e gerar bons frutos sonoros. Alguns deles estão em Música de Parahyba (2011). Ele, que tem oito discos próprios e dois em parceria com o irmão, o multi-instrumentista Paulo Ró, planeja para breve o lançamento de um álbum em que revisita algumas de suas composições, já registradas por artistas como Lenine e Elba Ramalho, ao lado do Trio Medeiros.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2013/05/10/interna_diversao_arte,365298/pedro-osmar-comenta-a-cena-sonora-paraibana-e-planeja-lancar-novo-cd.shtml




No comments: