Friday, May 16, 2014

RECITAL RARO DE LIRA VIOLA com Friederike Heumann

FriederikeHeumannfriederike 1

RECITAL RARO DE LIRA VIOLA com Friederike Heumann

A apresentação de Friederike Heumann em 19 de maio, às 20 horas.. Ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) podem ser adquiridos a partir do sábado anterior à data do evento na bilheteria do Teatro da CAIXA, na CAIXA Cultural Brasília.

No Brasil pouca gente conhece a lira viola. Instrumento de arco, da mesma família da viola da gamba, que por sua vez é ancestral do violoncelo. Pois, nos séculos XVI e XVII a lira viola foi muito popular na Inglaterra, chegando a ser considerado um instrumento de uso doméstico. O principal compositor para o instrumento é William Corkine, que em 1612 publicou livro com músicas para lira viola solo. O repertório deste instrumento pouco conhecido será mostrado pela gambista alemã Friederike Heumann, em Brasília, no dia 19 de maio, às 20 horas, dentro do projeto Solo Música na Caixa Cultural.

Friederike é artista virtuosa, tendo se apresentado com alguns dos principais grupos de Música Antiga no mundo. Para o projeto Solo Música ela aceitou o desafio de apresentar repertório de lira viola com viola da gamba, tarefa possível alterando-se a afinação natural da viola da gamba. O recital, absolutamente raro no Brasil, terá no programa obras de Corkine inseridas no “The Second Book of Ayres”, além de peças anônimas que surgiram no “The Manchester Gambá Book”. “Trata-se de um programa ao qual pouca gente tem acesso, isto porque são poucos os músicos que se dedicam a divulgar o repertório de lira viola”, destaca Alvaro Collaço, produtor e curador da Série.

http://www.anandrao.com.br/disco/materias/533-recital-raro-de-lira-viola-com-friederike-heumann

No comments: