Wednesday, September 08, 2010

Temas de Engenharia Civil, de Anísio Meneses Filho


Ficha técnica do livro:
Título: TEMAS DE ENGENHARIA CIVIL
Autor: Eng. Civil Anísio de Sousa Meneses Filho, MSc.
Editora: Expressão Gráfica (Fortaleza-CE)
Número de páginas: 621
Tamanho: 15cm x 21cm
ISBN: 978-85-7563-615-2
Preço: R$ 80
Como adquirir: diretamente com o autor, solicitando através do e-mail anisiomeneses@secrel.com.br
Prazo médio de entrega: 4 dias úteis, pelos Correios

APRESENTAÇÃO
Este trabalho pretende contribuir com a preparação de engenheiros civis candidatos em concursos na sua específica área de conhecimentos.
Na última década, muitas vagas têm sido ofertadas, notadamente no serviço público, na área de Engenharia Civil. Há uma tendência bastante animadora de crescimento, nos anos vindouros, dessa demanda por engenheiros. Ao tempo em que a economia se expande, a estrutura do estado se amplia e mais e mais engenheiros estarão sendo recrutados – e deles se exigirá competência, calcada numa sólida formação teórica.
Os certames de seleção, quase sempre, são de elevada concorrência e as provas muito abrangentes, desafiando o candidato a estabelecer uma estratégia de preparação proveitosa num cenário em que se conflitam a exiguidade do tempo e a vastidão da matéria exigida. O extenso conteúdo programático dos exames contempla praticamente toda a ementa do curso de graduação de, no mínimo, cinco anos de intenso estudo.
Entre os engenheiros-candidatos, podemos identificar dois grupos: o daqueles recentemente egressos das Universidades, com muito conteúdo teórico, mas com ainda pouca vivência prática; e o daqueles que, após a graduação, buscaram uma especialização e se encaminharam para um domínio aprofundado de parte do conteúdo, afastando-se das demais áreas de sua formação básica. Este livro pretende ser útil a ambos os grupos. Ele, bem possivelmente, não apresenta nenhuma matéria nova: todos os assuntos abordados já foram, em algum momento, estudados pelo leitor, o que permitirá uma revisão rápida, segura e eficaz da matéria.
Foram desenvolvidas mais de 400 questões, varrendo amplamente o conteúdo explorado na maioria dos certames. Os temas estão separados (ao todo, são 18 temas macro) e as questões concatenadas para atender a necessidade de uma leitura rápida e abrangente. Todas as questões se referenciam pelo seu conteúdo essencial na lista que antecede ao primeiro capítulo.

Os assuntos foram selecionados com base na freqüência com que vêm sendo cobrados nos exames aplicados no Brasil, nos últimos dez anos, pelas melhores e mais acreditadas instituições de recrutamento. Procuramos sistematizar o trabalho a partir dos programas dos editais e do nível de aprofundamento de fato exigido nas provas. Tivemos o cuidado de reunir o maior número de questões atinentes aos temas mais explorados, de modo a otimizar o esforço do candidato-leitor.
O nível das questões é compatível com as mais exigentes provas de seleção. Encontramos, aqui, desde as questões básicas, de enfoque conceitual e interpretativo, até algumas de aplicação e cálculo.
Os comentários não se limitam à resposta direta e imediata – procuram, sempre que possível, ir além de mera justificativa de resposta. Buscam, ainda, estimular o leitor a uma visão sistêmica e integrada do conteúdo. Com o comentário de cada questão, o leitor estará habilitado a responder acertadamente a diversas outras que envolvam aquele tema.

Recomendamos que este livro seja explorado com afinco, procurando o leitor responder sozinho às questões apresentadas e, somente após, recorrer à explanação que segue.
O leitor não pode olvidar a necessidade de, a cada assunto, lançar mão de outras fontes de consulta. É oportuno enfatizar que este livro não supre a demanda integral do processo de preparação dos candidatos aos exames de conhecimento específico. Constitui, sim, uma ferramenta adicional, caracterizada pela síntese e objetividade – e, por isso mesmo, limitada em termos de profundidade de exploração do tema.
Ao final do trabalho, está listada a bibliografia que merece ser habitualmente consultada, incluindo-se aí as normas técnicas referidas ao longo do texto.
Todas as questões foram elaboradas pelo autor, sob inspiração e, às vezes, à semelhança daquelas encontradas nas provas de concurso.

O autor deseja ter contato com todos aqueles que vierem a fazer uso deste material, a fim de poder aferir a clareza de abordagem dos temas, a pertinência do conteúdo, as lacunas eventuais e, sobretudo, o aproveitamento dos leitores. Isso pode ser feito através do seu endereço eletrônico.


APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO
Com o sucesso alcançado pela primeira edição do nosso livro TEMAS DE ENGENHARIA CIVIL (QUESTÕES COMENTADAS), fomos estimulados a ampliá-lo e aprimorá-lo nesta nova edição. Os exemplares da primeira tiragem se esgotaram rapidamente, o que muito nos gratificou. Fartos comentários elogiosos e sugestões nos foram transmitidos, de leitores de todo o Brasil, e serviram para enriquecer este volume.
A presente edição traz os seguintes temas: TOPOGRAFIA, OBRAS RODOVIÁRIAS, URBANIZAÇÃO, RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, ANÁLISE ESTRUTURAL, CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO, MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO CIVIL, MECÂNICA DOS SOLOS, FUNDAÇÕES, HIDRÁULICA, HIDROLOGIA E SANEAMENTO AMBIENTAL, INSTALAÇÕES PREDIAIS, GERENCIAMENTO DE OBRAS, ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS, LEGISLAÇÃO DE OBRAS, LICITAÇÕES E CONTRATOS, SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO, AVALIAÇÕES E PERÍCIAS EM ENGENHARIA.
Alguns ajustes revisionais foram feitos em questões de modo a torná-las mais claras e acrescentamos novas questões dentro dos temas já explorados na edição passada.
Esperamos que este trabalho contribua, cada vez mais, para a boa preparação de candidatos aos certames de seleção. Continuamos abertos a críticas e sugestões, contando com o inestimável apoio de tantos quantos vierem a fazer uso do livro.

Anísio de Sousa Meneses Filho
anisiomeneses@secrel.com.br

No comments: