Wednesday, September 01, 2010

Lançamento do livro A Noite do Poeta, do poeta Romero Lamego

Criador do tradicional evento “A noite do poeta”, realizado quinzenalmente no Industrial Esporte Clube, no bairro Bom Retiro, em Ipatinga, o escritor Romero Lamego promove na próxima quinta-feira (2), a partir das 21h, o lançamento de seu primeiro livro.
A obra, que leva o nome do evento, será apresentada ao público durante a noite cultural do clube e contará com a presença do renomado compositor Carlos Colla, autor de mais de quarenta músicas gravadas pelo rei Roberto Carlos.

“A noite do poeta” contém mais de 100 poesias e letras de música compostas por Romero ao longo de vários anos. São composições voltadas principalmente para as temáticas do amor e da natureza.

Proprietário da conhecida Oficina do Romero, no bairro Iguaçu, o poeta conta que o lançamento do livro era uma cobrança antiga de amigos e clientes.
No entanto, a principal inspiração para a publicação veio do parceiro Antônio Bahense, cantor e compositor de Belo Horizonte.
“Foi a partir de uma ligação dele que decidi que era hora de publicar”, revelou.

Música
Apesar da grande quantidade de poesias reunidas no livro, são as letras de música que predominam na obra, conta Romero.
A ligação com a música, segundo ele, teve início ainda durante sua infância. “Desde pequeno, em Carangola, cantávamos nas ruas canções de Jerry Adriani, fazíamos serenata. A música sempre esteve muito presente na minha vida”, afirma.

De Carangola, o escritor se mudou para Volta Redonda, depois para Teresópolis e, no final da década de 70, veio morar em Ipatinga. Foi no Vale do Aço que a vontade de compor aflorou.

“Na realidade, foi a partir da leitura de O Guarani, de José de Alencar, que resolvi escrever. Vi que eu podia fazer algo daquela natureza”, recorda-se.
A entrada de Romero no universo da poesia já lhe rendeu cinco prêmios em concursos realizados pelo Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi).
Para participar do lançamento do livro e assistir ao show de Carlos Colla, no Industrial, será cobrado o valor de R$ 10. O livro também será vendido pelo mesmo valor.

“É um poeta raro”
Principal atração da noite de lançamento do livro de Romero Lamego, o compositor Carlos Colla falou à reportagem, na tarde desta sexta-feira (27), sobre sua vinda a Ipatinga.

Por telefone, ele contou que conheceu Lamego no ano passado, quando fazia um show no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. “Ele me mostrou o material dele e eu fiquei encantado. É uma poesia verdadeira. A gente vê muitos intelectuais que passam anos rebuscando uma poesia e não chegam ao nível da poesia dele. É um poeta raro”, elogiou.

Segundo Colla, o trabalho de Lamego é marcado por uma “leveza impressionante”. “Ele nos faz viajar com ele, com toda a emoção”, avalia. O compositor, autor de vários sucessos eternizados por Roberto Carlos, vai além nos elogios. “Acho que para ele despontar no cenário nacional é apenas uma questão de mídia, porque qualidade tem de sobra”, pontua.

Show
Esta será a primeira vez que Carlos Colla virá a Ipatinga. Segundo ele, a expectativa é grande. “Já ouvi falar muitas coisas boas daí. Principalmente da pungência econômica da cidade. Sei que é um município que está muito bem no cenário nacional. Parece ser bem diferente das outras cidades do país. Estou muito curioso”, confidencia.

Para sua apresentação, Carlos Colla fez uma seleção de músicas compostas por ele nas últimas décadas e gravadas por cantores de renome. No início do repertório tem “Falando Sério”, “Sonho Lindo”, “Passatempo”, entre outras. Na sequência, o cantor pula para a década de 80, com sucessos gravados pelo grupo Roupa Nova, como a canção “Tímida”. O show passa ainda pelo samba, com “Solidão”, gravada por Sandra de Sá, e outras, e chega ao brega, o estilo preferido do compositor. Músicas consagradas como “Na hora do Adeus”, gravada por Reginaldo Rossi e outros cantores populares, marcam essa parte da apresentação.

Trabalho
Carlos Colla, que já perdeu as contas de quantas músicas escreveu, contou que, atualmente, está compondo para Leonardo, Alcione, Cláudia Leitte e para o Rei, para quem escreve pelo menos uma música por ano.

Ele revelou ainda que está escrevendo o seu primeiro livro. “A namorada”, nome da primeira música que gravou, conta a história da canção. “É uma experiência fantástica. Como brincar de ser Deus”, brincou. A obra tem lançamento previsto para o ano que vem.

Outra investida é a composição de sua primeira ópera, chamada Copacabana e que conta a história de uma casa noturna. “É a história de dois homens que se apaixonam pela mesma mulher, uma bailarina”, adiantou.

Ele admite que esses eram projetos antigos e que despontaram com a maturidade. “De repente, me vi com 65 anos e percebi que, se quisesse fazer algo novo, tinha que ser agora”, comentou.
Em breve, o compositor lançará também um novo CD. Intitulado “As canções que fiz para o Rei”, o trabalho contará com 4 CDS, totalizando 44 músicas.
Divulgação
Compositor do rei Roberto Carlos, Carlos Colla apresentará em Ipatinga show com seus maiores sucessos
Repórter : Thaís Dutra
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=48777

No comments: