Thursday, September 30, 2010

Poemação 13 homenageia o poeta Anderson Braga Horta


A décima terceira edição do Sarau Videoliteromusical Poemação vai homenagear o poeta e crítico literário Anderson Braga Horta, no dia 5 de outubro, terça-feira, a partir das 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (2° andar). Os poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas são os anfitriões do evento que contará com a presença já confirmada do homenageado que fará a leitura de alguns de seus poemas para o público. O sarau é gratuito e aberto à comunidade.

Mineiro de Carangola e pioneiro em Brasília, Anderson Braga Horta é autor de Altiplano e Outros Poemas (Ebrasa, 1971), Exercícios de Homem (Comitê de Imprensa do Senado, 1978), Cronoscópio (Civilização Brasileira, 1983), Fragmentos da Paixão (Massao Ohno, 2000), Testemunho & Participação: Ensaio e Crítica Literária (Thesaurus, 2005), entre muitos outros. Colecionador de vários prêmios literários, destacando-se o Jean Cocteau (1957), o Machado de Assis (1966) e o Jabuti (2001). Seu livro Soneto Antigo (Thesaurus, 2009) está entre os finalistas do Jabuti deste ano na categoria poesia.

A programação do evento contará ainda com a performance do poeta e ator Walter Sarça em Jardim das Delícias, alusão ao jardim de Bosch, à poética de Blake e Gibran, além de homenagem ao dançarino Kazuo Ohno. Participam ainda desta edição do Sarau os poetas Yonaré Flávio, com o recital Fôlego, acompanhado do pandeiro de Daniel Galvão, Ronaldo Alves Mousinho, organizador da coletânea Geografia Poética do Distrito Federal, Helvídio Neto, compositor brasiliense, e Carlos Porfírio, autor de A Rosa Negra do Ser, com o pseudônimo de Eunino Griot. A parte musical terá a participação da cantora Vane com seu repertório de música popular brasileira. A plateia participa do Sarau na sessão Poesia na Plateia e, ao final, haverá sorteio de livros para os presentes.

POEMAÇÃO 13 (Sarau Videoliteromusical) - Homenagem ao poeta Anderson Braga Horta. Com Walter Sarça, Yonaré Flávio, Daniel Galvão, Ronaldo Alves Mousinho, Helvídio Neto, Carlos Porfírio e a cantora Vane. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 5 de outubro, 3ª, às 19h. Entrada franca. Coordenação e informações: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/464-poemação-13-homenageia-o-poeta-anderson-braga-horta

Foto: Gabriel Catalão

No comments: