Tuesday, September 21, 2010

BRASÍLIA


BRASÍLIA: NA TORRE DE TV
na torre de tv
te vejo
(tão linda)
entre uma e outra música
te beijo
(tão doce)

SEU TEMPO
setembro, dia primeiro, amada!
ipês brancos de Brasília,
(minhas lágrimas secaram,
foram calados minha alegria e voz)
agora, só vós
chorardes brancas lágrimas
- pétalas ao chão -
dialogando com o tempo:
grãos de areia, ampulheta de Aedo


ESPINHA DORSAL DA CIDADE
uma relva úmida

uma entrequadra inteira

uma colina, um lago

(e uma chuva ao longe...)


LAGO PARANOÁ
a grama é verde
a terra é vermelha
o lago, largo


TEOREMA
a cada esquina
me disperso
há poema
sem emoção?

a cada esquina
me resolvo
equação sem solução

a cada quina
o triplo de mim
raiz de meu coração

a cada quadra
me desenquadro
nesta cidade
sem esquina

é minha sina
irracional
enumeração?


TERRA E CÉU
em todas as direções
terra e céu
pôr-do-sol laranja-avermelhado
unindo no infinito
terra e céu
em todas as direções de Brasília:
vale dos amanheceres


NO PARQUE DA CIDADE
no imenso parque da cidade
pessoas
andam pessoas
correm
patinam pessoas
jogam
pulam pessoas
andam andam andam andam
no i m e n s o Parque da Cidade


Poemas de Marcos Freitas - Brasília Colunas de Concreto
sustentando as bases do amanhã- Antologia coordenada por Meireluce Fernandes e Maria de Lourdes T. de Almeida Fonseca - Mais Gráfica e Editora - 2010

Foto: http://www.eujafui.com.br/3469058-brasilia/22255-torre-de-tv/fotos/

No comments: