Tuesday, September 28, 2010

Pesadelos, sonhos e contos: novo livro da escritora Clotilde Chaparro Rocha


Em sua trajetória literária, a escritora Clotilde Chaparro Rocha tem tido muitos prêmios e homenagens. Escreveu dois livros já conhecidos do público brasiliense, como Duzinda – traduzido para o espanhol e inglês – e Ministério do absurdo.
Agora pretende lançar uma nova obra, Pesadelos, sonhos e contos, em livro convencional e em audiolivro (livro para escutar). Neste não haverá uma simples leitura das histórias, e sim uma radionovela, na qual participaram atrizes e atores de nossa cidade. Essa experiência ainda não é comum entre nós, mas no exterior, em especial nos Estados Unidos, já é usada há muito tempo. Também irá lançar o Duzinda em terceira edição e em audiolivro. Também em radionovela.

A escritora considera o audiolivro um dos caminhos da literatura no futuro, além de servir ao idoso, ao cego, ao deficiente em geral e àquelas pessoas que preferem se deliciar com um livro para escutar em seu aparelho de som, inclusive em seu carro.
O lançamento será dia 30 de setembro de 2010, no salão Recanto do Lago na QI 03 do Lago Norte. Contará com música, dança, muita alegria e animação.
Clô, como é conhecida, nos conta que misturou contos e pesadelos. Destes, o primeiro é seu mesmo e os outros, os escutou de pessoas direta ou indiretamente. Um deles trata do desassossego que se vive nos dias atuais.

Nos contos, escreveu a história de sua avó paterna, incentivada pelos seus descendentes entusiasmados por sua figura marcante.
Há dois contos que tratam de empregada doméstica. Um, A má babá – quem teve acesso à obra, está considerando o melhor -, tentando entender os motivos que podem levar alguém a maltratar uma criança. O outro, A mimada, procurando retratar uma patroa insegura se deixando abusar pela doméstica.
O livro traz ainda contos muito engraçados e outros bem mais dramáticos.
A intenção da escritora, após o leitor terminar de ler ou escutar sua obra, é ter conseguido lhes transmitir alguma coisa positiva.

Clotilde Chaparro Rocha é nascida em São Paulo (SP) onde viveu até se mudar definitivamente para Brasília.
Formou-se em Direito pela USP (Largo São Francisco). Casou-se, teve um casal de filhos e agora tem dois netos: Diego e Clarice.
Escritora, advogada e Auditora Fiscal do Trabalho aposentada.
Católica praticante, ela faz orações diariamente, participa de atividades comunitárias, e se dedica à assistência social dos mais necessitados.
Quem já teve acesso a obra Pesadelos, sonhos e contos, se entusiasmou muito com o conto da A má babá, onde a Clô tenta entender os motivos que levam uma empregada a maltratar uma criancinha.

No comments: