Saturday, August 06, 2011

Falando de literatura com M.P.Haickel


O livro tem como principal objetivo incentivar a leitura entre jovens e adultos acerca do mundo literário. As entrevistas realizadas visam responder mais sobre os fenômenos literários que satisfazer o impulso jornalístico, resultado do trabalho de um escritor apaixonado pelo mundo literário.

Polo bate-papo com autores brasileiros e internacionais nesse livro. Waldir Araújo, um jovem escritor guineense fala da função social do escritor num país que hoje é rota do narcotráfico, até pouco tempo atrás vivia em conflitos e guirrilhas civis. Entrevistas com Alice Vieira, jornalista e escritora portuguesa, de literatura infanto-juvenil de maior prestígio europeu, indicada ao Prêmio “Anderson” de Literatura. Polo conversa outrossim com os escritores caboverdianos Corsino Fortes e o historiador Tomé Varela, presidente e vice da Associação dos Escritores Caboverdianos que descrevem projetos de educação e cidadania que obtiveram êxitos depois de muita luta e dedicação do povo de Cabo-Verde.

“Falando de Literatura”, de M.P.Haickel traz ainda uma entrevista com o professor Hildo Honório do Couto que faz a relação entre língua e meio ambiente. Já o poeta João Carlos Taveira abre os fundamentos da Arte Poética. Uma pincelada forte e emocionante carregada nos povos ágrafos, os ciganos, segundo revela o professor Ático Vilas-Boas numa fala rápida e intrigante. Na lista dos entrevistado por M.P.Haickel nesse livro está: Walter Hugo Mãe falando da urgência em saber das coisas, um verdadeiro tsunami, vencedor do Prêmio Saramago de Literatura; Edimilson Caminha, que fala de Cuba, seus modos de ver e maneiras de sentir. Já o esconomista Flávio Lira não mede palavras para falar sobre a Literatura e o Tempo; já o poeta Jarbas Júnior lança ao mar a jangada de Orson Wells, fala de sua passagem pelo Ceará, enquanto no mesmo livro o embaixador, professor e escritor Mihai Zanfi fala do amor universal da Literatura. Um caleidoscópio da literatura contemporânea, o livro ilustra a variedade de vertentes que se abriu com a plurissignificação da palavra. O poeta Chacal, da poesia marginal, também tem participação falando da poesia no templo do consumo e asservera: poesia sem crítica não existe!

O livro “Falando de Literatura”, vai ser lançado no próximo dia 09 de agosto, terça-feira, a partir das 20h30 no Balaio Café, na 201 Norte, com exibição de cenas das entrevistas, recital de poesia, uma seleção de músicas feita pelo escritor e poeta. “Falando de Literatura”, de M.P.Haickel é uma publicação da Thesaurus Editora de Brasília com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura, (FAC-DF),

Sobre o autor – M.P.Haickel é professor de Literatura e Língua Espanhola, coordenador do projeto “O livro na Rua”, redator de conteúdos da Revista Nós Fora dos Eixos (www.nosrevista.com.br). Autor do romance “O Cinza da Solidão” e “O Amor de Mariano”, ambos na 2ª edição.

Serviço:
Lançamento do livro “Falando de Literatura”
Autor: M.P.Haickel
Dia: 09/08/2011 – terça-feira
Hora: 20h30
Local: Balaio Café, 201 Norte.
Entrada Franca.

No comments: