Wednesday, May 05, 2010

Ilustres cidadãos de Brasília abraçam projeto de popularização da Poesia


Cristóvam Buarque, Giuliano (filho de Renato Russo), Mariana (neta de Cora Coralina),
Philippe Seabra (Plebe Rude) e Pipo (Os Melhores do Mundo) serão poetas por um dia

Quem imaginaria que ilustres cidadãos de Brasília ligados à música, ao teatro e até à política dividiriam um palco como poetas? Pois bem, esse inusitado encontro será realizado por uma causa nobre, a popularização da poesia.

Após a grande repercussão do projeto Sarau Sanitário.com, que levou mil cartazes com poesias ilustradas para banheiros públicos de todo o Distrito Federal e para deficientes visuais, será lançado um livro homônimo de maneira inusitada. Segundo a poeta Marina Mara, idealizadora do projeto: “O Sarau Sanitário.com nasceu para chamar a atenção do grande público para a poesia que é tida por muitos como elitista ou ultrapassada. Foi daí que surgiu a ideia de convidar não-poetas para declamar, mostrando que esse gênero literário pode e deve ser apreciado por qualquer pessoa e em qualquer local, inclusive no banheiro.” O projeto, que tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, ainda conta com o sítio www.sarausanitario.com no qual é possível baixar os cartazes do projeto, ler o livro e ainda ouvir os poemas gravados em áudio para os deficientes visuais. Cada poema tem o fundo musical de artistas de Brasília, que estão dando total apoio ao projeto.

No dia do evento serão exibidos curtas-metragens produzidos na periferia do DF com o apoio da Central Única das Favelas – CUFA. O poeta-rapper Gog, atualmente o maior representante da classe artística do DF, é um grande entusiasta do Sarau Sanitário.com e se apresentará no evento com declamação de suas poesias de cunho social. A ocasião também contará com uma exposição de telas de Clarice Gonçalves, uma jovem artista plástica de Taguatinga que vem despertando a atenção de outros países para sua arte, além do projeto Pipocando Poesia, da banda Fora de Si e do Lampiõez Interações Visuais, todos apoiadores do projeto.

Como palco do evento será montado um banheiro em meio ao público que receberá os “não-poetas” Cristóvam Buarque, Mariana Salles (neta de Cora Coralina), o filho do Renato Russo (Giuliano Manfredini), Phillipe Seabra (Plebe Rude) e Ricardo Pipo (Os Melhores do Mundo). O lançamento contará com a apresentação de humor e poesia de Marina Mara, porém, a parte mais emocionante do evento será a declamação do poema A vida em Braille, por Noeme, uma bela artista deficiente visual.

O livro, que já está disponível para leitura no www.sarausanitario.com, será oferecido por R$ 25,00 e o montante arrecadado servirá para viabilizar o lançamento do projeto em outros estados do Brasil.

Mais informações:
Marina Mara
Poeta e idealizadora do Sarau Sanitário.com
www.sarausanitario.com / 61 8215-3002

No comments: