Friday, May 14, 2010

O Cinema como Reflexo da Sociedade Atual

19/05, quarta-feira, 20h

BARRIO
Fernando León de Aranoa, 1998, 98 minutos

Altos, desajeitados, companheiros de escola, Javi, Manu e Rai são, sobretudo, amigos. Os três dividem essa idade em que não se é homem nem criança, na qual se fala muito de garotas e muito pouco com elas. Dividem também a vida no bairro, o calor do verão e um montão de problemas. O primeiro é o próprio bairro, um bairro de grandes blocos de moradias sociais, de tijolo escuro e arquitetura impossível. Ali existem poucas coisas para fazer e, em agosto, menos ainda. O centro da cidade fica longe e é de difícil acesso, assim, os três amigos passam a maior parte do tempo no bairro. Porém, o tempo nos bairros passa mais devagar e, no verão, existe muito tempo livre. Bastante tempo para ocupar se metendo em confusões.

20/05, quinta-feira, 20h

MENSAKA
Salvador García, 1998, 105 minutos

Crônica sobre um grupo de jovens que terão suas vidas transformadas. Vivem em uma grande cidade e embora pertençam a classes sociais muito diferentes se encontram unidos, sem saber, por laços invisíveis que se tornarão cada vez mais estreitos até formar um mundo particular, muito menor do que imaginam.

21/05, sexta-feira, 20h

CARRETERAS SECUNDARIAS
Emilio Martínez Lázaro, 1997, 108 minutos

Lozano se considera um homem de negócios e sempre está idealizando novas maneiras de ganhar dinheiro. Junto a seu filho Felipe, que está prestes a cumprir quinze anos, viajam pela Espanha de 1974, em um carro Citroën, que é o único que possuem. Sua vida é um contínuo ir e vir por estradas secundárias. Os apartamentos por onde passam têm uma coisa em comum: estão situados em urbanizações costeiras, desoladas e inóspitas nos meses de baixa temporada. As praias solitárias no inverno são a paisagem que os olhos do jovem Felipe estão habituados. Porém, logo a dupla terá que se afastar do mar, o que acarretará uma drástica mudança de rumo em suas vidas.

22/05, sábado, 20h

LA VIDA SECRETA DE LAS PALABRAS
Isabel Coixet, 2005, 118 minutos

Um lugar isolado no meio do mar. Uma plataforma petrolífera, onde só trabalham homens, na qual ocorreu um acidente. Uma mulher solitária e misteriosa que tenta esquecer seu passado é levada à plataforma para que cuide de um homem que ficou cego temporariamente. Entre eles vai crescendo uma estranha intimidade, um vínculo cheio de segredos, verdades, mentiras, humor e dor, do qual nenhum dos dois vai sair ileso e que mudará suas vidas para sempre. Um filme sobre o peso do passado. Sobre o silêncio repentino que se produz antes das tormentas. Sobre vinte e cinco milhões de ondas, um cozinheiro espanhol e uma ave. E sobre todas as coisas, sobre o poder do amor inclusive nas mais terríveis circunstâncias.

23/05, domingo, 20h

EN LA CIUDAD
Cesc Gay, 2003, 110 minutos

Um grupo de amigos em uma grande cidade: Barcelona. Um percurso por cada uma de suas histórias não contadas, íntimas. Por seus sentimentos e desejos mais secretos. Por esse mundo sentimental que permanece oculto. A solidão, na cidade, em uma história coral e urbana.

No comments: