Friday, April 17, 2009

Schevchenko e Nicolau Gógol



Auto-retrato de Schevchenko



Nicolau Gógol

uma ótima oportunidade para conhecermos culturalmente a Ucrânia, recém-independente (1991) da URSS. É o 2º maior país da Europa com território maior que Minas Gerais, religião Cristianismo Ortodoxo oriental, tendo por capital Kiev. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência e a firmar relações diplomáticas, e, em 2003, assinou tratado de Cooperação de Longo prazo para a utilização de veículo de lançamento Cyclone-4, no Centro de lançamento em Alcântara. A independência da Ucrânia tem um fatídico vínculo com a palavra Holodomor, que se associa à expressão Meryty Golodon, que significa morrer pela fome. Este foi o holocausto imposto a milhões de ucranianos dissidentes pelo regime Stalinista.
Para prestar tributo a dois de seus maiores escritores, heróis nacionais, Taras Schevchenko (1814-1861) e Nicolau Gógol(1809-1852), a Embaixada da Ucrânia, em parceria com a UNB e à Academia Taguatinguense de Letras convida-nos para prestigiarmos o referido evento que ocorrerá no dia 24 de abril próximo, sexta-feira, das 14 às 16h30, no auditório (3º andar) do prédio da Reitoria, da Universidade de Brasília.
Fonte: Academia Taguatinguense de Letras.

Mais sobre os escritores:
Taras Hryhorovich Shevchenko
http://www.infoukes.com/shevchenkomuseum/bio.htm
http://www.recmusic.org/lieder/s/shevchenko/

Nicolau Vasilievich Gogol (russo: Николай Васильевич Гоголь) (Welyki Sorotschynzi, Poltawa, Ucrânia, 1 de abril de 1809 - Moscou, Rússia, 4 de março de 1852); escritor russo de origem ucraniana.
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.librarything.com/author/gogolnikolai&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3DNicolau%2BG%25C3%25B3gol%26tq%3DNicolas%2BGogol%26sl%3Dpt%26tl%3Den

No comments: