Thursday, April 23, 2009

A poesia de Ronaldo Costa Fernandes


A poesia de Ronaldo Costa Fernandes no palco da BNB
Tributo ao Poeta de abril reúne vozes de Paulo José Cunha, Luiz Turiba, Guilherme Reis e Ariosto Teixeira

Na próxima 6ª feira, 24, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) promoverá mais um Tributo ao Poeta, projeto lançado em 2008 e relançado com grande sucesso no mês passado, que em abril vai reunir no palco do auditório os poetas jornalistas Paulo José Cunha, Luiz Turiba e Ariosto Teixeira, além do ator e diretor teatral Guilherme Reis, para a homenagem à poesia de Ronaldo Costa Fernandes.

Na abertura do espetáculo, de uma hora de duração (de 19h a 20h), o diretor Antonio Miranda irá anunciar a doação à BNB de 50 filmes em DVD e VHS, pelo Pólo de Cinema e Vídeo do DF, ao acervo da Midiateca em montagem; a inauguração de cinco Esculturas Fáceis de Omar Franco, instaladas no jardim interno do 1º andar; e o lançamento oficial da Rede de Amigos da BNB pelo autor da iniciativa, Bruno Paranhos.

No segundo espetáculo da série Tributo ao Poeta que mensalmente vai contemplar escritores locais e nacionais, o piauiense-cariocandango jornalista, poeta, escritor, documentarista e professor, Paulo José Cunha, vai apresentar um resumo da trajetória literária de Costa Fernandes e chamar ao palco Guilherme Reis, Turiba e Ariosto Teixeira para recitarem uma seleção de seus poemas. Paulo José assina também a apresentação e antologia do homenageado para a publicação Livro na Rua, da Thesaurus Editora, que será lançada, com distribuição gratuita ao presentes, durante a sessão do Tributo.

Ronaldo Costa Fernandes, maranhense criado no Rio de Janeiro, vive hoje em Brasília. Doutor em Literatura pela UnB, estreou em poesia em 1997 com Estrangeiro; em 1998 lançou Terratreme, vencedor do Prêmio Bolsa de Literatura da Fundação Cultural do DF; em 2000, Andarilho; em 2004, Eterno Passageiro; e no mês passado, A máquina das mãos.

Em prosa é autor de O Morto Solidário, romance traduzido e publicado em Havana, Cuba, vencedor dos prêmios Casas de las Américas, Guimarães Rosa e Revelação de Autor da APCA. Publicou em 1996 o ensaio O Narrador do romance, prêmio Austreségilo de Athayde da UBE-RJ, e no final de 1997, Concerto para Flauta e Martelo, romance finalista do prêmio Jabuti-98. Costa Fernandes dirigiu por nove anos o Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil em Caracas e de 1995 a 2003, a Funarte/DF.

TRIBUTO AO POETA RONALDO COSTA FERNANDES – Às 19h de 24.04, 6ª feira, no auditório da BNB (2º andar). Apresentação por Paulo José Cunha; récitas por Ariosto Teixeira, Guilherme Reis e Luiz Turiba. Entrada Franca.

Biblioteca Nacional de Brasília
BNBcomunica / Assessoria de Imprensa
55 61 3625-6257 Ramais 107 / 109
Visite http://www.bnb.df.gov.br

No comments: