Tuesday, October 07, 2008

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro


Conheça a lista dos premiados
A Comissão Nacional de Avaliação apontou os vencedores das sete categorias do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2008, instituído em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC). A reunião foi realizada no dia 26 de julho, em Brasília.
Os vencedores são:
Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro - Patrimônio indígena, história de nossa gente: resgatando a memória, as tradições e os lugares sagrados agora distantes de nós, do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX ), do Mato Grosso.
Categoria Divulgação - Grupos de Cultura Popular - o maior patrimônio do Vale do Jequitinhonha, da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, de Araçuaí, Minas Gerais.
Categoria Educação Patrimonial - Programa de Educação Patrimonial: Por Dentro da História, da Prefeitura Municipal de Contagem, de Minas Gerais.
Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos - Carnaúba, Pedra e Barro, na Capitania de São José do Piauí, de Olavo Pereira da Silva Filho, de Teresina, Piauí.
Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis - Conjunto Arquitetônico Museu do Pão, da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, de Ilópolis, Rio Grande do Sul.
Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico - Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia/Rio Grande do Sul, de José Jerundino Machado Itaqui, de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial - O Vaqueiro da Caatinga e sua Diversidade Cultural, da Fundação Padre João Câncio, de Salgueiro, Pernambuco.
A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi presidida por Luiz Philippe Peres Torelly, Coordenador-Geral de Promoção do Patrimônio Cultural do Iphan, e composta por 16 integrantes: Afonso Luz, do Ministério da Cultura; Ana Maria Costa, da Fundação Nacional do Índio; Aroldo de Oliveira Braga, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Carlos Alberto Ribeiro de Xavier, do Ministério da Educação; Carlos Kessel, do Departamento Cultural do Itamaraty; Carolina Juliani de Campos, do Ministério do Turismo; Cláudia Neves Coelho de Souza Nardon, da Câmara dos Deputados; Cleo Carvalho, da Fundação Cultural Palmares; Euler Frank Lacerda Barros, do Arquivo Público do Distrito Federal; Jeferson Dantas Navolar, do Instituto de Arquitetos do Brasil; Maria Ângela Cunico, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Mariza Veloso Mota Santos, da Universidade de Brasília; Nilceia Martia D’Orazio de Matos, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; Patrícia Reis, da Unesco; Renato Nunes Balbim, do Ministério das Cidades e Robson Antônio de Almeida, do Programa Monumenta.

A cerimônia de entrega das premiações acontecerá no dia 08 de outubro de 2008, às 20 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.

http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/27/premio-para-a-preservacao-do-patrimonio-cultural-brasileiro/


Nesta quinta-feira, dia 09 de outubro, às 18h, no foyer da Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional, em Brasília, será lançado o livro CARNAÚBA, PEDRA E BARRO, do arquiteto e urbanista piauiense Olavo Pereira da Silva Filho, vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco 2008.

No comments: