Monday, October 13, 2008

PIAUHY das origens à nova Capital


Nesse livro, o engenheiro e pesquisador Cid de Castro Dias aborda fatos relevantes da historia do seu Estado, compreendendo o período que vai desde o desbravamento e colonização até a transferência da Capital, de Oeiras para Teresina, pelo Conselheiro Saraiva no ano de 1852.

Pesquisas apontam que a população, de um modo geral, acumula poucos conhecimentos sobre a história do Piauí, uma vez que os currículos escolares sempre deram ênfase ao aprofundamento do estudo sobre a história do Brasil e Geral. O resultado é que poucos piauienses dominam o assunto e a grande maioria dos brasileiros, praticamente, ainda continua sem um conhecimento mais abrangente, da historiografia desse Estado, tão rica em eventos, costumes e bens naturais.

O livro foi escrito exatamente para divulgar essa história. De forma sucinta e palatável, vão surgindo os capítulos sobre a trajetória dos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense, a presença do D’ávila (Casa da Torre), a Guerra dos Palmares, a influência de Pe. Miguel de Carvalho (Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras), a polêmica sobre o descobrimento do Piauí, a guerra contra os gentios (Mandu Ladino), as batalhas do Jenipapo e Balaiada, a saga do Visconde da Parnaíba, a biografia do Conselheiro Saraiva e a mudança da Capital, além da inserção de 22 documentos primários, importante fonte de consulta para estudantes e pesquisadores.

Recentemente lançado em Teresina, o livro se destaca na lista dos mais vendidos. Um sucesso entre os autores piauiense.

Por se tratar de uma obra de pesquisa histórica e de leitura agradável, tem despertado a atenção, não só de historiadores, mas, igualmente, de leitores que se deliciam com essa nova abordagem sobre a história do Piauí, onde se entrelaçam personagens como os D’Ávila da Casa da Torre, da Bahia; Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista que sai do Piauí para combater os negros no quilombo dos Palmares, em Alagoas; além de relatos outros, como a sangrenta batalha do Jenipapo, onde o Piauí lutou bravamente pela Independência do Brasil, derrotando as tropas portuguesas comandas por Fidié, então Comandante das Armas.

Um livro dos mais recomendáveis.

Lançamentos:
- dia 14/10 (terça-feira), às 19:30h, no
restaurante CARPE DIEM
- dia 15/10 (quarta-feira), às 16:00h, na CAMÂRA DOS
DEPUTADOS

No comments: