Tuesday, September 09, 2008

Renato Matos no T-Bone

Considerado o "pai do reggae de Brasília", Renato Matos, apresentará ao público do Açougue Cultural T-Bone seu mais recente CD, MP-Tudo com 59 músicas de sua autoria, nesta quinta-feira (11), as 20 horas, na entrequadra da 312 Norte, como parte das comemorações dos dez anos da Noite Cultural. O evento terá ainda a participação do coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário e do MPU no DF (Sindjus),Roberto Policarpo, para lançar oficialmente o jornal “Parada Cultural” da ONG T-Bone com o patrocínio do sindicato. Acontecerá também divulgação do livro Poesias, Contos e Crônicas, publicado pelo Sindjus resultado do 2ª Concurso Literário Rachel de Queiroz e leituras de poemas dos vencedores do concurso, com a participação do responsável pela organização do livro, o jornalista e professor Luiz Martins da Silva.

Renato Matos: O cantor, compositor, instrumentista e pesquisador musical. Nasceu a 4 de março de 1952, em Salvador/BA, onde iniciou sua carreira artística como artista plástico e 'performer'. Chegou em Brasília em 1974, onde logo se envolveu com o movimento cultural da cidade, com forte inclinação para a música. Foi o primeiro artista a cantar em 1977, no "Concerto Cabeças", movimento que é marco cultural em Brasília. Em 1980 gravou o compacto "Grande Circular". Em 1984 esteve na Suíça e Paris, representando o Brasil no Festival Internacional do Folclore de Trípoli, Líbia. Passou o ano de 1986 nos EUA freqüentando os cursos livres de música na Universidade Berkeley, Boston, e se apresentando em Nova York, enquanto no Brasil Léo Jaime gravou sua música "Um telefone é muito pouco". Retornando a Brasília, entre 1987 e 1992 juntou- se ao grupo 'Trem das cores', formou a banda 'Acarajazz', cantou com Cássia Eller, gravou o LP Plug, se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, gravou o LP 'Afterreggae' e participou do projeto 'Made in Brasília'.

Na década de 90 e até 2005 intensificou ainda mais sua produção musical. Recebeu a medalha 'Cavaleiro em Honra ao Mérito' e foi nomeado 'Comendador da Ordem do Mérito Cultural' do Distrito Federal. Participou do 'Festival Internacional do Olodum', em Salvador/BA, e dos projetos 'Nota Dez'/D 'Revoada Zum-Zum'/ Norte e Nordeste, 'Arte Por Toda Parte'/DF: Fez shows, cantou na noite de Brasília e realizou oficinas. Participou dos filmes longa metragens 'louco Por Cinema' e 'O Cego Que Gritava luz.” Gravou os discos 'Regadô' e 'Zirigdum do Além’ este último levado a Poitiers, França, com o qual foi premiado naquele país. Em 2005 lançou seu mais recente CD, o 'Plano Piloto "Renato Mattos é a voz mais importante, mais constante, mais polêmica, mais gritante e mais viva de Brasília. ...É fruto da mistura de ritmos e poesia desta Brasília já pós-futurista deste terceiro milênio. ...Se nega a mergulhar no mundo mercadológico do eixo Rio-São Paulo. Vai, ganha prêmio em Paris, mas volta. Talvez por isso tenha sobrevivido a todas as ondas. ..' Correio Braziliense.

Atualmente desenvolve trabalho com sua nova "Banda laya", composta por bateria, baixo teclado, violão e voz.

O CD MP-Tudo foi produzido pela Incidental Percussiva com o patrocínio da ONG T-Bone e conta com participações especiais: Clementina de Jesus, Cássia Eller, Natiruts, Vinícius de Moraes, Ananda Jyoti e Lila Roots.

Leia mais: www.t-bone.org.br

Informações:
Data: 11/09
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Site: www.t-bone.org.br
ENTRADA FRANCA!

No comments: