Monday, September 01, 2008

Eventos da I BIP ocupam o DF já a partir desta terça, 2


A partir de 2 de setembro, véspera da cerimônia de abertura da I Bienal Internacional de Poesia, os brasilienses já podem acompanhar alguns eventos que invadem a cidade, integrando a grande festa literária.

No Espaço Cultural Mosaico, na SCRN 714/15 Norte, ocorre na terça-feira às 21h30, o Poemação Mosaico, com a participação dos poetas diplomatas e estrangeiros residentes em Brasília Eduardo Mora-Anda (Equador); Wilfredo Machado (Venezuela); Carlos Guerrero e Maria Romeu (México); Alfonso Hernández (Espanha); Javier Iglesias (Cuba) e participação especial do músico brasiliense George Durand.

As ilustrações de Zenilton Gayoso, para os livros do diretor da Biblioteca Nacional e coordenador-geral da I BIP, Antonio Miranda, também podem ser vistas no local a partir desta data. A produção é de Daniela Gonçalves e Rangeria Amorim.

Até o dia 12 de setembro o colecionador e curador Paco Cac realiza a Mostra Revistas de Poesia, com cerca de 50 exemplares que refletem a diversidade dos projetos poéticos surgidos nos últimos 50 anos. Na Sala de exposições da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, de segunda a domingo, de 9 a 18h.

Desde o dia 1º até 5 de setembro, o público pode acompanhar à Oficina Cênica Poemusicadançando, ministrada pela professora Soraia Silva no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, de 19h30 a 21h.

A exposição Utopia da Modernidade: de Brasília à Tropicália, que ocupa o Museu Nacional (de terça a domingo, de 9h a 18h30) e a Praça do Conjunto Cultural da República, continua aberta com grandes esculturas, painéis, objetos históricos e cenários pós-modernos sobre a cidade inventada por Lucio Costa e Niemeyer. A curadoria é de Ana Queiroz, com participação da Casa da Cultura da América Latina, DEX-UnB e SEC/GDF

De repente, rap no SESC - Também no dia 2 de setembro, às 20h, o grupo de rap e hip-hop Família Pr-15, vai dividir o palco do Teatro Newton Rossi, no SESC Ceilândia, com os repentistas nordestinos Chico de Assis e João Santana, radicados na cidade há 15 anos.

A Família Pr-15 surgiu em 1999, quando o grupo social Se Liga Galera iniciou o projeto escolar Oficina de Rap, com o objetivo de manter adolescentes afastados de drogas e da criminalidade. João Santana, formado em artes cênicas e cantador de repentes, já ministrou curso de poesia em Literatura de Cordel na Universidade de Dili, no Timor Leste.

Para assistir a apresentação, basta levar 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) e trocar pelo ingresso, a partir de 19h do dia do show, na bilheteria do teatro.

Organização da I BIP
Sítio: www.bienaldepoesia.unb.br
Noticiário: www.bipbrasilianews.wordpress.com
55 61 3325.6257 / 3325.6237
Biblioteca Nacional de Brasília - DF - Brasil

1 comment:

VELOSO said...

muito bom blog e trabalho valeu venha para o baú valeu...