Thursday, May 15, 2008

Quinta Cultural do T-Bone

A programação cultural desta quinta-feira(15) no Açougue T-Bone terá o encontro do forró pernambucano com a literatura gaúcha. O Forrozeiro Paulo Matricó fará show com músicas de seus setes CD´s, como Da cor do chão, Um diamante e voz da terra, e representando a Associação Gaúcha de Escritores, Donaldo Schüler, que estará em Brasília exclusivamente para o evento.
Música Regional Popular Brasileira é assim que PAULO MATRICÓ auto denomina seu trabalho, uma mistura de ritmos puramente nordestinos. Criado no meio de repentistas, cantadores e forrozeiros, Paulo Matricó traz a semente de artistas tipicamente nordestinos e naturalmente fortes. No show cantará musicas de seus 7 CD´s, como Da cor do chão, Um diamante e voz da terra.

Bate-papo literário:

Donaldo Schüler – Nasceu em 1932, em Videira-SC. É bacharel em Letras pela UFRGS, onde hoje é docente titular, é doutor em Letras e pós-Doutorado na USP. É ensaísta, tradutor, ficcionista e poeta. A Associação Paulista de Críticos Literários (APCA), escolheu Finnegans Wake como a melhor tradução de 2003. A Câmara Brasileira do Livro concedeu-lhe o Prêmio Jabuti 2004 pela tradução de Finnegans Wake. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria de tradução (2004) e na categoria de literatura infanto-juvenil (2005).
Entre os ensaios publicados, Aspectos estruturais na Ilíada, A dramaticidade na poesia de Drummond, A poesia modernista no Rio Grande do Sul, Eros:dialética e retórica, Heráclito e seu (dis)curso e Origens do discurso democrático. Em ficção publicou A mulher afortunada, O tatu, Chimarrita, Refabular Esopo e Império Caboclo.Em poesia, é autor de Martim Fera e A essência da mulher. Além de Finnegans Wake, de James Joyce; traduziu Antígona, de Sófocles; Édipo em Colono, de Sófocles e Sete contra Tebas, de Ésquilo.

Lançamentos literários:

ANIMAIS QUE PLANTAM GENTE
Autora: Sandra Fayad - brasileira de nascimento, sírio-libanesa por orgulho, goiana de berço, candanga de coração, economista por formação acadêmica, poetisa e cronista por vocação. Suas produções literárias são publicadas em vários Sites, Portais, Antologias, Jornais e Revistas virtuais e impressos, onde é colunista convidada desde 2005, tendo sido premiada e homenageada em diversas ocasiões. Participou de três Coletâneas nacionais e internacionais. Em sua coluna semanal do Diário de Catalão publicou durante dois anos textos resultantes de pesquisas e observações do que se passa na natureza. É desse trabalho que surgiu a idéia do livro Animais Que Plantam Gente.
SABER MEXER E CREDITAR EM GENTE. UM DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL NO SÉCULO XXI
Autor: Everardo de A. Lopes - educador social, formado pela Universidade Holísta Internacional, FHB - UNIPAZ, coordenador do Movimento Amigos da Paz e autor dos
Livros; Paz, Uma Viagem a Ser Realizada e Saber Mexer e Creditar em Gente. Um diretor de escola pública do Brasil no século XXI, pela Ed. Estações.
Homenagem:
Deputado Federal Augusto Carvalho – Autor da lei que inclui a Noite Cultural T-Bone no calendário oficial do DF.

Apresentação: Mímico Miquéias Paz
Informações:
Francisca Azevedo comunicacao@t-bone.com.br
Classificação: Livre
Horário e data: 20 horas do dia 15 de maio
Local:Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF 3963-2069
ENTRADA FRANCA
www.t-bone.org.br

No comments: