Friday, August 03, 2007

Teresina, Capital do Cordel: Festival de Violeiros

Entre os dias 16 a 19 de agosto de 2007, Teresina será palco mais uma vez do tradicional Festival de Violeiros do Norte Nordeste, em sua 34ª edição. O evento acontecerá, no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira, e deve reunir cerca de 180 repentistas de todo o Brasil. Na ocasião vai será lançado o CD “Repente do Século XXI”.

O festival, criado em 1971 pela Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí, tem como objetivo conservar e perpetuar a Literatura de Cordel. O festival de Teresina é o maior do Brasil, no gênero. Além de reunir os maiores repentistas do Brasil, o evento ainda abre espaço para os cantadores que estão em início de carreira. Em 2005, a Prefeitura de Teresina instituiu o Dia do Violeiro, comemorado no dia 3 de junho.

Sobre literatura de cordel visite a página da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC e conheça os principais poetas populares, a exemplo de:

Firmino Teixeira do Amaral

Foi o mais brilhante poeta popular do Piauí. Nasceu no povoado de Amarração (Luís Correia-PI) e mudou-se muito jovem para Belém-PA, tornando-se o principal poeta da Editora Guajarina, de Francisco Lopes. Escreveu a famosa Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, tida por muitos como real, mas, ao que tudo indica, foi fruto de sua imaginação. Nesta obra ele criou um novo gênero na cantoria: o "trava-língua".
Dentre as obras de sua autoria destacam-se "Pierre e Magalona", "Bataclã", "O Filho de Cancão de Fogo", "O Casamento do Bode com a Raposa" e a peleja mais genial e popular de todos os tempos: a de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, que chegou a ser gravada por Nara Leão e João do Vale no disco OPINIÃO.

Fonte: http://www.ablc.com.br/historia/hist_cordelistas.htm

No comments: