Wednesday, September 09, 2015

Poetas brasilienses fazem relançamento coletivo na noite de hoje



Escritores novos e já consagrados na cidade se juntam para lançar novamente suas obras

http://app2.correiobraziliense.com.br/access/noticia_127983242361/497940/63/eq.gif
postado em 09/09/2015 16:00 / atualizado em 09/09/2015 16:10
Os saraus poéticos se espalham por Brasília e a cidade desenvolve a tradição de poetizar seus espaços. Seja nas ruas ou em espaços fechados, a poesia brasiliense ganha seu espaço entre o público. Na noite desta quarta-feira (09/09) o Sarau Relançamentos, idealizado pelo poeta Joãozinho da Vila Planalto, vai reunir cerca de 20 autores, para relançar seus livros e trabalhos mais recentes ou que querem voltar à circulação. O evento, que começa às 20h na loja Poesia que se veste, na Vila Planalto, vai contar com 4 blocos de escritores e apresentação de 5 poetas convidados, além do show da cantora Nanih Junho. 

Nicolas Behr, nome tradicional na cidade, acredita que o sarau é uma forma de resistência e possibilita uma troca pacífica e positiva entre os artistas da cidade e estará presente relançando Brasília de A a Z . "Enquanto houver ser humano, vai ter poesia", afirma o poeta. Nicolas, que vai dividir o espaço com nomes mais recentes da poesia, conta que apesar de ter mais estrada,  gosta de participar dos eventos e realizar esse compartilhamento poético. "A escrita é uma manifestação artístitca solitária, então acho que muitos poetas gostam dessa troca, principalmente com o público. Se não há leitor, não há escritor. E gosto muito dessa turma nova de poetas que está vindo por aí, que quer criar, escrever e não mais só consumir. Eles querem deixar sua marca, sua voz, como eu queria nos anos 1970", conta o artista.

André Giusti, poeta brasiliense criador do sarau Calçada da Poesia, vai relançar o livro Voando pela noite e acredita que qualquer iniciativa que aproxime o leitor da obra e do escritor é válida. Giusti ressalta ainda que a parte mais difícil para quem publica é justamente fazer o livro circular, e eventos assim tendem a colocar em contato com a poesia quem não tomava conhecimento do gênero e até mesmo aproximar aqueles que acreditam que a poesia seja distante do dia a dia das pessoas.

“O importante é fazer a obra chegar ao leitor e a melhor forma é promover cada vez mais saraus em espaços públicos, calçadas, portas de teatro. Esse tipo sarau tem ainda a característica da troca de experiências e vivências entre quem está começando agora e quem já tem bom tempo de estrada. Acho que aqui em Brasília está havendo um convívio bem saudável entre poetas mais novos e os mais antigos. Poesia não tem idade nem para quem lê, nem para quem escreve”, destaca o escritor. 

Entre os autores estará o poeta Nicolas Behr, nascido em Cuiabá, o poeta mora em Brasília desde 1974 e lançou aqui seu primeiro livro três anos depois. Depois de uma longa trajetória traçada pela poesia, em 2015, o Instituto de Letras de Universidade de Brasília instituiu o Prêmio Nicolas Behr de Literatura. Além dele, outros nomes conhecidos na cidade apresentarão seus trabalhos entre um bloco e outro de lançamentos, os 5 poetas convidados para o sarau, Luiz Felipe Vitelli, Pedro Batista, Ceiça Targino, Adeilton Lima e Seirabeira.

Programação
Para os 4 blocos de relançamento, estarão presentes os seguintes escritores e livros:

Noélia Ribeiro- Atarantada
Joãozinho Da Vila Planalto- Meu masculino é feminino
Jorge Amancio -  Baton de amor e morte
Olivia Maria Maia Maia- Em rio que menino nada raia não ferra
Wélcio de Toledo - Poemas, visões e outras viagens
Dina Brandão - Do amor e seus descabelos
Adilson Cordeiro Didi - Meu Rastro
André Giusti- Voando pela noite
Carla Andrade - Artesanato de perguntas
Elicio Pontes - Metade de mim é versos
José Roberto - Diário blue do B
Nicolas Behr - Brasília de A a Z
Pedro Batista - Relatos sobre o amor
Menezes Y Moraes - Por favor dirija-se ao outro guichê
José Sóter - Navegante ao léu 
Lincon Lacerda - A palavra lavra
Vicente Sá - Engenho da loucura
Angélica Torres - Luzidianas
Isabella de Andrade - Veracidade 
Waleska Maux - A história de nós dois


Serviço
Sarau Relançamentos
Onde: Loja Poesia que se veste, Rua 8 Lt 8 Lj 3, Vila Planalto
Quando: 20h
Telefone: (61) 7400-1017/8173-6772-3877-7611


No comments: