Thursday, September 26, 2013

A poesia de Menezes y Morais é tema de Poemação no Beijódromo


Sarau do Beijo

A poesia de Menezes y Morais é tema de Poemação no Beijódromo

Em 1º de outubro (terça-feira) acontece mais uma edição do Sarau do Beijo. Dessa vez o homenageado é o professor, jornalista, escritor e poeta José Menezes de Morais.

Piauiense de Altos, Menezes Y Moraes, nasceu em 29 de julho de 1951. Formado em História pela Universidade de Brasília – UnB está na capital federal desde 1980. Promotor cultural, Militante na imprensa, sindicalista, professor universitário, Menezes foi um dos líderes do Coletivo de Poetas, movimento criado em 1992, em Brasília, com o intuito de promover o encontro de amantes da poesia e música em bares da Capital. Sua estréia literária foi no ano de 1975 com o livro Laranja Partida ao Meio. Desde então publicou 11 livros, o mais recente é A íris do olho da noite (Editora Thesaurus).

O encontro com a novíssima geração de poetas de Brasília terá como representantes: Ádyla Maciel, Gabriela Ziegler, Nanda Pimenta, Nina Toledo, Maria Coeli e o poeta Francisco K. Participam dessa edição também o mambembrincante Chico Nogueira e o músico Marcio Bomfim.

Chico Nogueira é músico autodidata. Participou da criação da primeira orquestra de viola caipira do Brasil. Tocou com o Carroça de Mamulengos e criou o grupo Mambembrincantes, que tem três CDs lançados. Poeta e violeiro, Chico Nogueira participou de diversos filmes e documentários nacionais, como: No Palácio da Rainha e Quilombos Quilombolas, Maio nosso Maio, entre outros.

Francisco K nasceu no Recife, em 1961. Veio para Brasília aos 5 anos de idade. Formado em Letras e com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB, participou da criação e performance dos eventos multimídias Labirinto Transparente (no grupo Heleura, 1987), Afrofuturismo (várias edições, de 1999 a 2003) e Obranome II (Museu Nacional de Brasília, 2008). Publicou os livros de poesia Aresta / Hagoromo (Thesaurus, 1990), 1001 (Noosfera, 1997), eu versus (7 Letras, 1999), Poesia Aporia (7 Letras, 2002) e Diz (Casa das Musas, 2007).

Gabriela Ziegler nasceu em 23 de setembro de 1993, filha dos poetas Paula Ziegler e Francisco K. É pianista amadora. Publicou seu primeiro livro "Por Enquanto, Por Um Canto, Por Encanto", aos 12 anos, com uma compilação de poemas feitos na infância. Seu último projeto de livro, "Caleidoscópio", está arquivado desde 2011, com design e fotografia feita por amigos. Atualmente, escreve no blog raindropwings.blogspot.com, onde dialoga com outras referências e linguagens artísticas.

Maria Coeli é mineira de Belo Horizonte. Escritora, produtora e fotógrafa reuniu na publicação “É triste, mas não é de soluçar” quase 50 anos de sua poesia num único volume. Além da literatura, Maria Coeli se dedicou durante vários anos, à produção de vídeos, nesse universo realizou vários trabalhos sobre a história oral em torno de Brasília.

Nanda Pimenta é artista cênica, utiliza o corpo como sua linguagem. É atuante no movimento contracultural Supernova.

Ádyla Macielé poetisa de Planaltina. Participou do IV CONTRA IN-VERSOS.
Nina Toledo é professora e integrante do grupo Poetas Botam Banca.

A apresentação musical será de Marcio Bonfim com seus poemas musicados.

O poeta Nicolas Behr, um dos curadores do Sarau do Beijo, conduzirá uma entrevista com o poeta, escritor, jornalista e professor Menezes Y Moraes, homenageado da noite.

O evento tem a curadoria dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio e ocorre toda a primeira terça feira do mês no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, ao lado da reitoria da UnB.

Sarau do Beijo
Serviço:
Poemação no Beijódromo
Dia 1º de outubro de 2013 – Terça feira
Das 19:00 as 21:00
Entrada Franca

R. Almirante Alexandrino, 1991 – Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ– 20241-263
Tel/Fax: (21) 2507-7475 / 6086 | fundar@fundar.org.br | www.fundar.org.br
Praça Maior, Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília – UnB – 70910-900
Tel/Fax: (61) 3107-0582 / 0585 | memorial@fundar.org.br

No comments: