Friday, August 23, 2013

Poemação no Beijódromo - Sarau do Beijo - Homenagem a Ivan da Presença



Poemação no Beijódromo
 Sarau do Beijo
Homenagem a Ivan da Presença


A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia do Distrito Federal. O Sarau do Beijo pretende dar ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão.

No dia 3 de setembro de 2013, terça-feira, acontecerá na FUNDAR, o Beijódromo, o Sarau do Beijo, que tem a curadoria do Poemação e homenageia neste mês de setembro pelo seu trabalho em prol cultura do DF e apoio dado a escritores e poetas da idade, o empresário cultural Ivan da Presença. 
 
A poeta Cristina Bastos com os poetas Alexandre Marino, Jenário de Paula e Paulo Roberto Miranda darão o tom poético na homenagem. A atriz Raquel Ely mostra o seu talento na interpretação de poetas consagrados como Manuel Bandeira, Quintana, Drummond dentre outros, Marina Andrade canta s versos de Augusto dos Anjos. A música terá a participação especial de Joaquim Barroncas com o seu saxofone e o som acústico do coletivo Dialeto Sound Crew.

Alexandre MarinoJosé Alexandre Marino Gomes nasceu em Passos, MG. Jornalista,  publicitário e escritor veio para Brasília em 1982. Premiado em vários concursos literário. Atualmente é funcionário do Ministério da Educação (MEC). Foi repórter de alguns importantes jornais brasileiros. Poeta publicou até o momento, cinco livros. Tem textos em diversas antologias e editou revistas culturais.

Cristina Bastos – Maria Cristina Bastos Junqueira nasceu em Uberlândia veio para Brasília em 1972. Formada em Educação Artística. Sua atividade não se limita à poesia — é artista plástica e fotógrafa, e se orgulha de ter pertencido ao grupo “Ladrões de Alma”, que promoveu várias exposições em Brasília. Escreve desde 1972 e tem poemas publicados nas Antologias Poéticas Hélio Pinto Ferreira, volumes X, XI e XII, e em Intimidades Transvistas (Editora Escrituras), 1997, coletânea de poemas inspirados na obra do artista plástico Valdir Rocha. Tem dois livros publicados.

Jenário de Paula - Jenário de Fátima Rodrigues é hoje considerado por muitos um dos melhores sonetistas da atualidade. Autodidata, começou a escrever sonetos em meados de 2004, seus poemas são encontrados circulando pela Net, em sites, blogs, comunidades, orkut... Muitos dos seus sonetos foram transformados em vídeos e podem ser visualizados nos sites afins. Participou de antologias e prefaciou inúmeros livros. 

Paulo Roberto Miranda - Varadero é o pseudônimo do poeta Paulo Roberto Cardoso de Miranda veio para Brasília em 1959, antes da inauguração. É um dos organizadores e compositores do Pacotão, pretende escrever muita poesia, esculhambar muitos governos com o bloco, porque acredita na revolução pela força das palavras, das ideias,  dos exemplos e das pessoas generosa.

Dialeto Sound Crew ou DIALETO MC's em processo de gravação do seu primeiro CD,  é um coletivo com influencias Reggae, Rap, Soul, R&B e música brasileira, que reflete a diversidade e a miscigenação presente no Brasil. Original do DF, é a sintetização de ritmos, culturas, e ideias de revolução tanto espiritual quanto social. O grupo é formado por um DJ e quatro vozes: DJ Janna e os vocalistas Dudulino, Heitor Valente, Jocilaine Oliveira e Apoena Ferreira, que apresentam letras de autoria própria utilizando a dinâmica do "Sound System". 

O poeta Nicolas Behr entrevista o empresário cultural Ivan da Presença o homenageado da noite. Marina Andrade com uma leitura musical de Augusto dos Anjos, a atriz Raquel Ely interpreta poetas da literatura brasileira e o luxuoso sax de Joaquim Barroncas completa a homenagem.   

O evento tem a curadoria dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio e ocorre toda a primeira terça-feira do mês no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, ao lado da reitoria da UnB.

Poemação no Beijódromo
Sarau do Beijo
Dia 3 de setembro de 2013 – Terça-feira
Das 19:00 as 21:00
Entrada Franca

No comments: