Thursday, July 05, 2012

Cena Contemporânea abre inscrições para oficinas de teatro e dança


O Cena Contemporânea, Festival Internacional de Teatro de Brasília, abriu as inscrições para as oficinas gratuitas de dança, teatro e comunicação. Elas acontecerão de 17 a 29 de julho. Para participar, basta enviar um breve currículo no corpo do e-mail para oficinas@cenacontemporanea.com.br.
Entre as atividades, há o Workshop Para Atores (Espaço Cultural 508 Sul), a Oficina Imagem e Teatro (no Teatro Nacional Claudio Santoro) e o Workshop Intensivo de Dança Contemporânea (também no Teatro Nacional Claudio Santoro).
Confira a programação das oficinas:
19/7, às 13h30 às 17h30, na Sala Multiuso - Espaço Cultural 508 Sul - WORKSHOP PARA ATORES
Blas Arrese Igor (Argentina)

A oficina, predominantemente prática, busca ampliar as possibilidades expressivas do corpo do ator como instrumento gerador e multiplicador de sentido. Blas Arrese Igor é dramaturgo, diretor, ator e professor de arte. Trabalhou com Daniel Veronese, Grupo El Periférico de Objetos, Emilio García Wehbi, Guillermo Arengo e Lola Arias, entre outros. Formou-se com Beatriz Catani, Ruben Szuchmacher, Daniel Veronese e Alexander Tantanian.
Vagas: 18. Público alvo: Atores e estudantes de teatro
20/7, às 14h às 16h, no Espaço Petrobras (anexo do Museu Nacional da República)
VIDEO-DANÇA. A relação entre a arte e a tecnologia.
Hayde Lachino (México)

Hayde Lachino dirigiu as Jornadas Internacionais sobre Videodança - México e foi codiretora do Festival Internacional de Dança e Mídia Eletrônica. Realizadora de documentários e curtas, integrou mostras coletivas de videoarte mexicanas que foram exibidas no Uruguai, Cuba, EUA e Espanha. Produtora de vários espetáculos de multimídia em que também participou também como videoartista, é apoiada pelo Centro Multimedia del Centro Nacional de las Artes (México) para conduzir pesquisas sobre dança e tecnologia. Realizou, junto a Nayeli Benhumea, um livro eletrônico sobre videodança apoiado pelo Departamento de Dança da UNAM. É membro do grupo de gestão da Rede Sul-Americana de Dança e coordenadora do projeto Mov.Tv.
Vagas: 40. Público alvo: Atores e estudantes de teatro e dança, artistas visuais e multimídia, fotógrafos, cineastas e interessados no tema.
20/7, das 14h às 18h e 21/07, das 9h às 17h, no Instituto Cervantes
REM 2.0 - Formação para a colaboração cultural
Adriana Benzaquen – Cultura Senda (Venezuela)

A oficina REM 2.0 busca formar multiplicadores para que tenham conhecimentos em gestão, metodologia de trabalho em rede, produção, sustentabilidade, comunicação e novas tecnologias para promover e apoiar a colaboração cultural na América do Sul. O curso é destinado a artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores, interessados em conhecer ferramentas e habilidades para realizar processos de cooperação cultural a nível regional. REM 2.0 é uma iniciativa da Cultura Senda e Rede Sul-Americana de Dança e tem apoio parcial da Fundación Hivos (Holanda) e da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Cultural para o Desenvolvimento).
Vagas: 30. Recomenda-se que se inscrevam duas pessoas por organização/iniciativa.
Publico alvo: Artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores que vivem na América Latina.
Inscrições: preencher a ficha de inscrição no blog www.redenmovimiento2.blogspot.com e enviar a informacionsenda@gmail.com até 16 de julho de 2012.
20/7, às 9h às 12h, no Centro de Dança
MASTERCLASS DE DANÇA – DA PULSÃO INTERNA AO MOVIMENTO
Tino Fernández e Juliana Reyes (Colômbia)

As fronteiras entre a dança e o teatro estão cada vez mais tênues. O movimento e o texto são veículos visíveis para comunicar o que não é perceptível aos olhos, e pertencem ao objetivo final da busca cênica que é comover e provocar o espectador. O objetivo da masterclass é fazer um primeiro contato com algumas ferramentas de trabalho que permitam ao intérprete encontrar suas próprias particularidades e a conexão que existe entre a partitura física e fônica imposta e a sua própria emoção. Tino Fernández é coreógrafo e diretor espanhol, criador da companhia L´Explose em Paris em 1991, que também é uma fundação sem fins lucrativos que tem o objetivo de investigar o campo da dança contemporânea.
Vagas: 30. Público alvo: Bailarinos e coreógrafos
21, 22 e 24/7, das 14h às 17h e 23/07, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 Sul
LABORATÓRIO RUMOS ITAÚ CULTURAL TEATRO – ENCONTROS DE PESQUISA
O ATOR EM TRABALHO DRAMATÚRGICO COLABORATIVO

Oficinas com Coletivo Angu de Teatro e Grupo Bagaceira
Através de práticas vivenciadas pelos grupos em suas montagens, o Coletivo Angu de Teatro e o Grupo Bagaceira põe em foco os fundamentos básicos de dramaturgia e construção cênica. Mostra como a compreensão de certos princípios pode ajudar o ator em processos colaborativos voltados para a criação de um texto cênico. Rumos Itaú Cultural Teatro – Encontros de Pesquisa é um edital nacional de projetos compartilhados entre dois grupos de teatro que trabalhem questões comuns, seja de prática artística, pedagógica, etc. As duplas recebem subsídios do Programa para encontros e estudos.
Vagas: 20. Público alvo: Estudantes de teatro.
21/7, das 9h às 12h, na Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio SantoroOFICINA IMAGEM E TEATRO
Magnet Theatre (África do Sul)

A companhia sul-africana Magnet Theatre realiza um workshop de 3 horas que explora as imagens pessoais de cada participante na construção do texto e do espaço teatral. Cada participante é convidado a trazer um objeto ou imagem que evoque fortemente sua noção de “lar”, um conceito muito presente na obra da companhia, que traz aos palcos a historia real de refugiados africanos. Essas imagens serão a base para criar um texto e um espaço cênico pessoal e particular. A oficina é dedicada a jovens profissionais ou estudantes de teatro. Magnet Theatre é uma companhia profissional de teatro físico que atua na África do Sul há mais de 25 anos, tendo criado 25 trabalhos originais, muitos deles premiados. Em 2010, a companhia recebeu a National Fleur du Cap Award for Innovation, o mais importante do teatro sul-africano.
Vagas: 20. Público alvo: Atores, bailarinos, coreógrafos e estudantes de teatro e dança.
21 a 23/7, das 10h às 12h, no Centro de Dança
CONEXÕES ENTRE DANÇA DE RUA E DANÇA CONTEMPORÂNEA

Vanilton Lakka (MG)A oficina pretende disponibilizar, num primeiro momento, técnicas e padrões de movimento provenientes de danças da cultura Hip Hop, em diálogo com um universo técnico da dança contemporânea. Num segundo momento, busca aplicar jogos e estruturas de composição, como a repetição, a justaposição e a simultaneidade, com o objetivo de apresentar possibilidades de conexões entre técnicas de dança de rua e sua utilização dentro de trabalhos de dança contemporânea. Vanilton Lakka é criador e intérprete, trabalha com produção, criação e pesquisa em dança desde 1991. Apresentou-se e ministrou oficinas em vários países como Alemanha, Venezuela, Suécia, Espanha, Cabo Verde e Cuba.
Vagas: 20 vagas. Público alvo: Dançarinos de breakdance, dança contemporânea e interessados em estudar possíveis conexões entre eles.
23 a 26/7, 13h às 18h, no Departamento de Artes Cênicas – UNB (Universidade de Brasília)
NOSSA ODISSÉIA
Thierry Trémouroux e Raquel Karro (Bélgica/Brasil)

Ministrado pelo diretor belga Thierry Trémouroux em parceria com a atriz e coreógrafa Raquel Karro, este workshop sobre "construção/desconstrução do ator/personagem" se propõe a investigar o processo criativo a partir do conceito da caminhada, do deslocamento, do percurso, da trajetória. Inspirando-se livremente na longa viagem evocada por Homero, vinte artistas (atores, artistas-plásticos, circenses, bailarinos, músicos, cantores, dramaturgos) trocarão experiências a partir de composições e exercícios práticos. Thierry Trémouroux é ator e diretor belga radicado no Brasil, trabalhou durante 15 anos na França ao lado de artistas como Jean-Claude Carrière e Yoshi Oïda, ambos colaboradores de Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório de Grotowski e de Stefano Scribani do Piccolo Teatro del Milano. No Brasil desde 1994, foi cofundador do grupo l’acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com artistas do teatro contemporâneo da Europa. Raquel Karro é atriz, diretora e acrobata aérea, formada pela Escola Nacional de Circo e com passagens por companhias como o Cirque du Soleil.
Vagas: 20 vagas. Público alvo: Atores e estudantes de teatro.
26 a 28/7, das 10h às 14h, na Sala Multiuso - Espaço Cultural 508 Sul
DEMOCRACIA – LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CÊNICA
Grupo Lagartijas Tiradas al Sol (México)

A democracia é um sonho às vezes distante e inacessível. O grupo reflete sobre o binômio de representação e representatividade, para redescobrir os vínculos pessoais com a política, buscando as diversas relações de poder do sujeito-pessoa-artista. Interessa ao grupo pensar a democracia na medida em que ela estabelece expectativas e demandas. Poderíamos viver de maneira diferente? Que relatos constroem o indivíduo? Sobre que relatos se fundam a nossa sociedade? Sobre que relatos se funda nossa arte? O grupo Lagartijas Tiradas ao Sol se auto-intituta “uma quadrilha de artistas” convocados por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez. Trabalham desde 2003, tendo produzido sete espetáculos. Em 2011, receberam o Prêmio do Público do Festival de Jeunes Compagnies Impatience, organizado pelo Teatro Odéon, de Paris, e o Preisträger ZKB Förderpreis, do Zürcher Theater Spektakel.
Vagas: 12. Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.
26 e 27/7, das 13h30 às 17h30, na Sala de Balé - Teatro Nacional Claudio Santoro
ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO – O ESPAÇO URBANO COMO CENÁRIO
BiNeural-MonoKultur (Argentina /Alemanha)
A oficina tem por objetivo discutir a conexão entre espaço e performance, aprofundando alguns aspectos da investigação do grupo com sonoridades e dramaturgia. A partir daí será estimulada a produção de um pequeno trabalho prático, em grupo, utilizando um dos métodos apresentados. BiNeural-MonoKultur é um grupo performático fundado em 2004 por Christina Ruf (Alemanha) e Ariel Dávila (Argentina), para investigar formatos artísticos que enfoquem o limite entre a realidade e a ficção. Os processos de investigação são a base dos seus projetos, que se realizam em espaços não convencionais e propõem um cruzamento de diferentes disciplinas como a história e as ciências naturais.
Vagas: 15. Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.
27 e 28/7, das 10h às 13h, na Sala de Balé - Teatro Nacional Claudio Santoro
WORKSHOP INTENSIVO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Iker Gómez – bailarino e coreógrafo (Espanha)O workshop será uma mostra do treinamento físico realizado pela companhia Iker Gómez, a partir da ativação do movimento através de alavancas anatômicas. Improvisações a partir da desintegração, explosão, implosão, suspensão, peso, força, volume-relevo, resistência dinâmica, fadiga. Criador, coreógrafo e videomaker, Iker Gómez criou a companhia Teatro Físico em 2007 e desde então já produziu três espetáculos. Em todos, está presente a mistura de dança, música ao vivo, teatro, vídeo, com uma boa dose de humor.
Vagas: 16. Público alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança.
28 e 29/7 das 12h às 15h, na Sala Martins Pena - Teatro Nacional Claudio Santoro
MASTERCLASS DANÇA E GESTO

Koffi Kôkô (Benim)O workshop está concentrado na ideia de que o bailarino deve desenvolver a consciência para o significado simbólico do seu gesto. Koffi Kôkô trabalha sobre três elementos: o contato dos pés com o solo, a coluna vertebral como ponto inicial para a mobilidade e para o transporte de energia e, por último, o osso esterno como lugar de irradiação de energia. O objetivo é aperfeiçoar o gesto do bailarino e ampliar a potencialidade de expressão através da dança. Koffi Kôkô é um dos mais proeminentes representantes da cena moderna da dança africana. Um artista cuja performance é inesquecível. Nascido no Benim, ainda menino tomou contato com a religião e, a partir disso, desenvolveu interesse artístico pela dança como ritual. Isso acabou se tornando a base de seu trabalho. Já atuou como professor na Europa, África e Estados Unidos.
Vagas: 12. Público alvo: bailarinos e coreógrafos.
 
 

No comments: