Wednesday, June 29, 2011

Serviço Florestal abre licitação para atender assentados na Caatinga


28/06/2011 (http://www.florestal.gov.br/)

Instituições interessadas em prestar serviços de elaboração de plano de manejo e assistência técnica para atividades florestais podem enviar proposta de preço até 8 de julho

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) publicou nesta terça-feira, 28, edital voltado à contratação de entidades para elaborar planos de manejo florestal e prestar assistência técnica em atividades florestais sustentáveis para assentamentos na Caatinga.

A concorrência é aberta a empresas, cooperativas, organizações não governamentais e instituições e será realizada por meio de pregão eletrônico - modalidade de licitação em que os candidatos realizam a oferta pela internet. Os candidatos têm até o dia 8 de julho para apresentar a proposta de preço.
Quem vencer a licitação será contratado para prestar os serviços na área florestal para cinco assentamentos no Piauí, o que irá beneficiar mais de 300 famílias. A área manejada deve chegar a 1.000 hectares.

Com o apoio à agricultores familiares no Piauí, o Serviço Florestal passa a atuar em três, dos seis estados da região Nordeste com maior índice de perda da cobertura vegetal nos últimos anos. Mais de 30 assentamentos em Pernambuco e na Paraíba já recebem assistência do SFB para o manejo em cerca de 6.000 hectares.
FUNDO - Os assentamentos que serão beneficiados foram escolhidos por meio de chamada pública de projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) destinada a promover o manejo florestal sustentável na Caatinga, que tem como principais produtos a lenha e o carvão.

"Está comprovado que os agricultores familiares têm, no manejo, uma fonte alternativa de renda durante o período seco, quando as atividades agrícolas estão paralisadas", afirma o chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal, Newton Barcellos.

O Piauí apresentou a terceira maior taxa de desmatamento entre os estados do Nordeste, segundo levantamento divulgado em junho pelo Ministério do Meio Ambiente. Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga já perdeu 45,6% de sua cobertura florestal.

Informações
Interessados no processo de licitação poderão tirar dúvidas com a Gerência de Fomento do Serviço Florestal pelo telefone (61) 2028-7263 ou e-mail fndf@florestal.gov.br. Para mais informações, basta acessar www.florestal.gov.br, em FNDF (menu à esquerda) e, em seguida, o item Licitações.

Contato para a Imprensa
Divisão de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro
(61) 2028-7293/ 7277/ 7125
comunicacao@florestal.gov.br

No comments: