Thursday, November 04, 2010

Sarau Videoliteromusical Poemação homenageia o poeta Luis Turiba


O poeta e jornalista Luis Turiba é o homenageado da décima quarta edição do Sarau Videoliteromusical Poemação que acontece na próxima terça-feira, 9, às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (2° andar). A programação do evento terá ainda a presença do grupo OiPoema - formado pelos consagrados poetas Angélica Torres, Cristiane Sobral, Amneres, Bic Prado e Nicolas Behr -, a participação do trio carioca Paulo Cezar Alves Custódio (Paco Cac), Álvaro Marins e Mario Chagas e a performance do Cumpadre Anselmo, com sua poesia "matuta". Outra atração da noite fica por conta da parte musical que ficará a cargo da cantora Célia Porto e do maestro Rênio Quintas. O Sarau é gratuito e aberto à comunidade.

HOMENAGEADO - Pernambucano, criado no Rio de Janeiro e radicado em Brasília, Luis Turiba "milita ativamente" na poesia há mais de 30 anos. Turiba é autor de Kiprokó (1977), seu primeiro livreto, Clube do Ócio (1980), Luminares (1982), Realejos (1988), a antologia Cadê? (1998) e Bala (2005). Em 1985, fundou a revista de poesia experimental BRIC-A-BRAC, em Brasília.

Durante o Sarau, Turiba, que também é integrante do grupo OiPoema, apresenta Meiaoito (2008), seu livro mais recente com o qual foi vencedor da Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária e que compõe a Coleção OIPoema, lançada no mês de setembro deste ano. A coleção é formada por 7 livros e reúne as obras dos poetas Amneres (Diário da Poesia em combustão), Angélica Torres (Luzidianas), Bic Prado (Poemas de um Livro Verde), Cristiane Sobral (Não Vou Mais Lavar os Pratos), Nicolas Behr (O Bagaço da Laranja II), e Eduardo Resa (Misere Nobis). Todos os poetas estarão no palco da BNB participando desta 14ª edição do Poemação.

O evento traz ainda duas outras atrações: "a poesia matuta" do Cumpadre Anselmo e os poemas do trio carioca Paulo Cezar Alves Custódio (Paco Cac), Álvaro Marins e Mário Chagas, poetas que estiveram à frente das Sextas Poéticas do Museu da República, O Poeta Sai da Gaveta (com Teresa Drummond), no Méier, e O Panorama da Palavra, semanalmente, todos no Rio de Janeiro, no final dos anos 90.

A parte musical terá a participação da cantora Célia Porto e do maestro Rênio Quintas com seu repertório de música popular brasileira. A plateia participa do Sarau na sessão Poesia na Plateia e, ao final, haverá sorteio de livros para os presentes. A coordenação do evento é de Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

POEMAÇÃO 14 (Sarau Videoliteromusical) - Homenagem ao poeta e jornalista Luis Turiba. Com o grupo OiPoema, Cumpadre Anselmo, Paulo Cezar Alves Custódio, Álvaro Marins, Mário Chagas, a cantora Célia Porto e o maestro Rênio Quintas. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 9 de novembro, 3ª, às 19h. Coordenação e informações: Marcos Freitas (8129-7116) e Jorge Amâncio (9100-3556). http://poemacao.blogspot.com/. Entrada franca.

Fotos: 1. Blog do poeta Luis Turiba; 2. Grupo OiPoema por Eraldo Peres.

Fonte: http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/480-sarau-videoliteromusical-poemação-homenageia-o-poeta-luis-turiba

No comments: