Thursday, July 08, 2010

Anand Rao encontra e se encanta com Pat Metheny em Montreux


Texto: Anand Rao Na foto: O guitarrista Pat Metheny em Montreux
O dia começou morno com Anand Rao realizando seu trabalho de assessoria de imprensa e indo ao supermercado como de costume, comprando desta feita um lata de batata frita Pringles e caminhando pela orla do Lago Genebra até o Petit Palais para curtir o workshop que seria ministrado por Pat Metheny.

Metheny, considerado por Anand Rao como o melhor guitarrista do mundo, passou ao lado dele, o que deixou o jornalista contagiado, emocionado, lembrando das viagens que fez e faz no Home Theatre and Office, Bhaskara Rao Adusumilli, em sua residência. Simples, Pat sentou na frente da platéia e revelou que estudava de 10 a 12 h por dia quando começou. Hoje, pai de tres filhos, disse ser impossível tal estudo. Nas noites de show, ele começa a se exercitar às quatro da tarde, realizando o show entre 20 e 21 h. Quanto ao processo de compossição disse que o músico deve perseguir uma idéia, custe o que custar, e a música estará boa quando o satisfizer. Quanto mais exigente for o ouvido do compositor mais chance a música tem de ser considerada pelos outros como boa mas, o importante é que seja boa para o próprio compositor, que seja o que ele gostaria de ouvir se vinda de outro compositor. Mediante uma pergunta de um russo que indagou ter visto vários shows de Metheny e notar que ele não envelhece nunca, sempre é a mesma figura, Metheny revelou que se exercita diariamente com corridas e que nunca ingeriu bebida alcoólica, drogas e etc. Citando várias vezes os tres filhos, Metheny hoje se revela um homem maduro, e acredita ser este o momento para desenvolver melhor o seu trabalho, frisando que sempre o show que está por vir é o melhor.

Depois da exposição, ao passar por Anand, o mesmo lhe disse que era do Brasil e solicitou para tirar uma foto, posto que é admirador do seu trabalho. Metheny prontamente aceitou o pedido, agradecendo pelos elogios tecidos por Anand Rao, de forma simples e generosa. Anand revela sempre que tem medo de conhecer seus ídolos e se decepcionar, com Metheny foi o contrário, ele passou a admirá-lo ainda mais.

Depois da foto, Anand Rao, enjoado de comer sanduiche, saiu à procura de um restaurante e encontrou um onde a comida era vendida por kilo. Gastando 15 francos suiços, finalmente se alimentou de carne (frango), salada e arroz, é bem verdade que o gosto não era o mesmo do Brasil mas... quem não tem cão caça com gato.

Partindo para o Hotel de Chailly, onde ontém lhe foi negado um ventilador, a gerência do hotél informou que só existia o da recepção. Anand descansou com quase 30 graus de temperatura na cidade. Na volta ao centro jazzítico de Montreux, por volta das 19 h, jantou no mesmo lugar por kilo que o acolhera no almoço e partiu para assistir ao show do Pat Metheny Quartet intitulado Songbook.

Composto por Lyle Mays ao piano, Steve Rodby no baixo e Antonio Sanchez na bateria, o Pat Metheny quartet arrasou. Tocando seus maiores sucessos, Pat Metheny contagiou a platéia e fez Anand Rao, esse cinquentão, chorar por duas vezes e viajar nos ritmos, timbres, tons da sua guitarra. A pulsação da sua música, a dinâmica, as harmonias são inimagináveis. Enfim, Pat Metheny (www.patmetheny.com) é o Deus da guitarra, ele é tudo para Anand Rao. E como compositor, é mais.

Na saída, Anand Rao se dirigiu ao Heineken Bar e soube que a sua querida Alemanha havia perdido de 1 X 0 para a Espanha. Menos mal, disse: teremos um campeão mundial que será pela primeira vez campeão, Holanda ou Espanha, eles merecem e o Brasil precisa renovar tudo, jogadores, comissão técnica, Presidente da CBF, comentaristas, narradores, chegou a hora de um novo tempo.

Aí foi até a loja, comprou quase dez discos de Metheny e um de Shantel que o emocionou muito ontém e partiu.

Ao retornar para o hotél, visivelmente emocionado, viu através da TV Câmara a aprovação do plano de cargos e salários de sua categoria, o que o emocionou muito, pois, ela é criticada infinitamente pelos veículos de mídia brasileiros. Começou por assistir na rádio câmara, ao entrar a Voz do Brasil, passou para a TV Câmara que pegou de forma excelente com uma conexão de 100 k de velocidade. A internet é tudo.

A vida é infinitamente gostosa e tem que ser vivida intensamente, é o lema de Anand Rao.

Poema de Anand Rao para o dia 07 de julho – Dia do Deus Pat Metheny

Em tuas mãos
As harmonias são ondas de magias
A pulsação, a dinâmica, são como cascáveis e andorinhas
Um arco-íris de poesias
Uma navalha sem corte
E cortez a canção se faz
Coloca a mesa, toma café, whisky é jazz
Que harmoniza o mundo e tudo, é o amor mais profundo.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Anand Rao Multiempreendimentos
Portal Cultural Anand Rao (www.anandraobr.com)
E-mail (producaoanandrao@gmail.com)

1 comment:

"Informe-se" said...

Imensamente lindo! o poema de Rao...