Friday, July 30, 2010

Poemação 12 celebra aniversário de 1 ano com homenagem ao poeta Roberto Piva


No próximo dia 3 de agosto, o Sarau Videoliteromusical Poemação, organizado pelos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas, celebra um ano de apresentações mensais na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Para comemorar a data, a décima segunda edição do Sarau vai homenagear a poesia de Roberto Piva, falecido em 3 de julho de 2010 em São Paulo, a partir das 19h, no auditório da BNB (2° andar). O poeta Antonio Miranda abrirá o evento com a leitura dos poemas de Piva, considerado um dos grandes nomes da poesia contemporânea brasileira.
O projeto do sarau teve início em 2009 com o objetivo de abrir as portas da BNB aos escritores e cantores brasilienses que, ao longo de onze edições, puderam mostrar suas produções artísticas e culturais sempre às primeiras terças-feiras do mês. Nesta edição de aniversário, o público vai poder conferir também as performances da poeta-atriz Lilia Diniz, com trechos do espetáculo Miolo de Pote em Cantigas e Verso, e de Beth Jardim, com sua poesia urbana, dinâmica e reflexiva.
A programação do evento contará ainda com o lançamento do livro Urdidura de Sonhos e Assombros: Poemas Escolhidos (2003-2007) de Marcos Freitas, e as participações da Academia Taguatinense de Letras (A Geografia Poética do DF) e do cordelista e escritor Gustavo Dourado (autor do livro Brasília 5.0 – Antologia de Cordel). A parte musical terá a voz e violão do músico Anand Rao, além das apresentações da cantora Mina Ziane e do violinista Jorge Luis (Coletânea Poética do Guará). A plateia participa do Sarau na sessão Poesia na Plateia e, ao final, haverá sorteio de livros para os presentes.
Os coordenadores - Jorge Amâncio estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007). Marcos Freitas tem nove livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ (http://emversoeprosa.blogspot.com) e da coluna Verdeveredas (http://www.45graus.com.br/verdeveredas).
POEMAÇÃO 12 (Sarau Videoliteromusical) – Edição de aniversário de 1 ano. Homenagem ao poeta Roberto Piva. Com Antonio Miranda, Lilia Diniz, Beth Jardim, Gustavo Dourado, Anand Rao, Mina Ziane, Jorge Luis e Academia Taguatinense de Letras. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 3 de agosto, 3ª, às 19h. Coordenação e informações: Marcos Freitas (8129-7116) e Jorge Amâncio (9100-3556). http://poemacao.blogspot.com. Entrada franca.


BNBcomunica / Assessoria de Imprensa e RP
bip.brasilia@gmail.com| 55 61 3325-6257 R. 107/109
BNB http://www.bnb.df.gov.br
BIP http://www.bnb.df.gov.br/bip

No comments: