Monday, March 22, 2010

México: Juan Rulfo Fotográfo

O Instituto Cervantes, em parceria com a Editora Lunwerg e a Fundação Juan Rulfo, durante o ano 2010 apresentará a exposição México. Juan Rulfo, fotógrafo em sua rede de centros no Brasil, iniciando sua itinerância em Brasília.

Pela primeira vez, praticamente, nos é revelada a vocação fotográfica do grande escritor mexicano e a beleza impactante de suas imagens. As setenta fotografias que compõem a exposição recuperam todo o povoado de seus romances Pedro Páramo e El Llano en Llamas. Através de suas fotografias de desertos, arquiteturas, rostos e muros lisos veremos a constante relação que existe entre sua fotografia e sua obra literária.

17/03, 20h
Palestra
Juan Rulfo: literatura e fotografia
Com Víctor Jiménez, diretor da Fundação Juan Rulfo (México)

Uma das questões que mais provoca curiosidade no público que se aproxima da fotografia de Juan Rulfo é a de suas possíveis relações com a sua própria literatura. É inevitável ouvir uma afirmação: as imagens tiradas por Rulfo provêem do mundo de seus contos e romance. Porém, demonstrar é mais difícil e, se aprofundarmos no tema, é possível encontrar o oposto. O único em comum entre ambas as vertentes da atividade artística de Juan Rulfo provem do fato de ter realizado suas fotos e sua narrativa no México. E isso não resolve a questão que interessa a certa parte do público. A conferência apresenta imagens e dados que permitem seguir estas duas rotas paralelas que, assim sendo, se mantêm próximas, mas não se tocam. O resultado desta revisão apresenta conclusões surpreendentes sobre a autonomia de ambos os campos na criação artística de Juan Rulfo.

Víctor Jiménez: Arquiteto pela Escola Nacional de Arquitetura da Universidade do México. Foi diretor de Arquitetura no Instituto Nacional de Belas Artes do México (1993-1998).

É autor de numerosos livros, artigos e traduções sobre a história da arquitetura mexicana bem como da investigação sobre a obra de Rulfo. Desde 1998 é diretor da Fundação Juan Rulfo.

Fonte: http://www.culturaespanha.org.br/agenda/brasilia/214/mexico-juan-rulfo-fotografo

No comments: