Friday, September 04, 2009

UnB terá centro de estudos na Chapada dos Veadeiros

Foto: Vereador Dada (PV), de Alto Paraíso.

CERRADO - 03/09/2009
Marcelo Brandt/UnB Agência

Idealizado para ser um polo de desenvolvimento regional, o local vai desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão a partir de 2010
Joana Wightman - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O projeto do Centro de Estudos Avançados do Cerrado começa a sair do papel. A Universidade de Brasília recebeu nesta quinta-feira, 3 de setembro, a doação de um terreno de 47 mil metros quadrados em Alto Paraíso, Goiás, que será a sede das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na região da Chapada dos Veadeiros. A ideia é que o centro seja um polo de conhecimento e apoio ao desenvolvimento sustentável de seis municípios do Nordeste Goiano: São João da Aliança, Alto Paraíso, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma e Cavalcante.
As obras do centro devem começar no próximo mês e serão custeadas com a verba de R$ 1,5 milhão. O dinheiro veio de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). O recurso também será usado para equipar o centro, que deve ficar pronto em um ano. Os recursos serão administrados pela UnB e repassados pela Prefeitura de Alto Paraíso por meio de um convênio. O Decanato de Extensão (DEX) vai coordenar a execução do projeto.
Marcelo Brandt/UnB Agência

É uma grande parceria com objetivos sociais, econômicos e acadêmicos, afirma José Geraldo “Este é um marco para a consolidação de um polo de ensino superior, divulgação de pesquisas e participação comunitária”, comemorou o prefeito de Alto Paraíso, Divaldo Rinco. Segundo ele, a ideia é mudar o perfil da região, que sofre com os baixos indicadores sociais e econômicos, por meio da educação. A proposta de abrigar o centro da UnB foi feita pela comunidade local e surgiu há quatro anos durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente.

“Compartilho da mesma emoção da comunidade, porque tenho a consciência do engajamento e da mobilização que envolvem o projeto. É uma grande parceria com objetivos sociais, econômicos e acadêmicos”, afirmou o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior. Ele disse ainda que há um grande interesse de pesquisadores na região, entre eles, biólogos e geólogos.

MOBILIZAÇÃO - A professora Nina Laranjeira, coordenadora do programa de extensão do DEX, aproveitou o momento para convidar docentes e alunos a se engajarem na iniciativa, enviando projetos para serem desenvolvidos no novo centro. “Já temos programas de extensão na Chapada com bolsistas dos cursos de Letras, Educação Física e Pedagogia que fazem trabalhos de educação ambiental nas escolas. Agora podemos ampliar nossa atuação e atender toda a região”, analisa.

Marcelo Brandt/UnB Agência
Dáda: faremos uma construção ecológica, preservando árvores nativas
O terreno doado pela Prefeitura de Alto Paraíso fica na entrada da cidade e a obra vai manter a área remanescente de Cerrado que ainda existe ali. “Faremos uma construção ecológica, preservando as árvores nativas. Já fizemos até um levantamento florístico”, explica o vereador municipal Eduardo Pessoa (PV), conhecido como Dáda. Ele é autor da proposta que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.
Considerada uma das áreas que integram a Reserva da Biosfera do Cerrado, a região da Chapada dos Veadeiros possui diversas unidades de conservação, entre elas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto e diversas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs).

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada.
Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

No comments: