Tuesday, September 15, 2009

Paulo Tovar e O Vôo da Juriti


O Vôo da Juriti

(Aldo Justo/Paulo Tovar)

Meu coração tem um desejo imenso
De ver o dia nascer pelo avesso
Meu coração mão de pilão
Tem o jeito do avoar
Bota água na bacia
Que a cara do dia
Está querendo vir
Tira a tranca da janela
Que de manhã cedo eu quero ver
O vôo da juriti


MARCO ZERO
(Paulo Tovar / Haroldinho Mattos)

Quando não havia torre, lago ou rodoviária
Que o Eixão era somente uma forma imaginária
A ciriema cantava solene compenetrada
Vacas e bois ruminavam no meio da Esplanada
Partiu-se de um ponto
Traçaram-se as retas
Cruzaram-se os eixos
Riscaram-se os mapas
Somaram-se os números
Mediram-se os ângulos
Ligaram-se as máquinas
Rasgaram-se as ruas
Quando não havia ainda
Samambaia e Setor P
Quando lobos farejavam
Nos campus da UnB
E tatus faziam túneis
Muito antes do metrô
Tropeiros e comitivas
Arranchavam livremente
Onde se fez o Palácio
Onde se fez... a Rodô
Partiu-se de um ponto
Traçaram-se as retas
Cruzaram-se os eixos
Riscaram-se os mapas
Somaram-se os números
Mediram-se os ângulos
Ligaram-se as máquinas
Rasgaram-se as ruas
Quando só havia mesmo
Este céu por testemunha
Quando tudo que se via
Era o vasto chapadão
Seguidores de estrelas
Caçavam pedras e índios
Muito antes de Ana Lídia
Ou da forma... do avião
Partiu-se de um ponto
Traçaram-se as retas
Cruzaram-se os eixos
Riscaram-se os mapas
Somaram-se os números
Mediram-se os ângulos
Ligaram-se as máquinas
Rasgaram-se as ruas

-- O meu singelo até logo, poeta!
Lembro-me da primeira vez que ouvi O vôo da Juriti, no T-Bone. Inesquecível.
Perguntei-me: quem poderia ter feito letra/música tão linda?
Uma vez bebendo uma cerveja e lendo um livro de poesia no Beirute, chega o poeta e me oferece o disco H2Olhos ... Nunca mais parei de ouví-lo...


Ouça a música "Juriti" de Paulo Tovar interpretada por Célia Porto e "Marco Zero" em:
http://www.correiobraziliense.com.br/page/215/podcast.shtml

No comments: