Sunday, July 20, 2008

Poetas Piauienses na I Bienal Internacional de Poesia - Menezes y Morais

Poetas Piauienses na I Bienal Internacional de Poesia

Menezes y Morais é o pseudônimo de José Menezes de Morais, jornalista e professor. Nasceu e viveu a infância em Altos, Piauí. Está em Brasília desde 1980. Sua estréia literária foi em 1975 com Laranja partida ao meio. Já publicou nove livros de poesia (até 2005), sendo o último Na micropiscina da lágrima feliz (Brasília, 1999). É um promotor cultural, liderando o Coletivo de Poetas, movimento criado em 1992 que leva amantes da poesia e da música para encontros em bares da cidade.

Em versoeprosa: Qual a importância da Bienal Internacional de Poesia – BIP para o Brasil?

Menezes y Morais: A importância da BIP para o Brasil, no meu entendimento, é a troca de informação que um evento desse porte proporciona e que, a médio e a longo prazo, pode significar uma melhoria na qualidade do fazer poético no Brasil, mais precisamente, junto aos poetas brasileiros que participarão do encontro. As pessoas de todas as áreas da cultura e do conhecimento humanos precisam se encontrar, discutir, trocar idéias.

Emversoeprosa: Como se dará sua participação no evento?

Menezes y Morais: Ainda não sei como será a minha participação, mas certamente recitarei e levarei alguns exemplares dos meus livros na Micropiscina da Lágrima Feliz (poesia) e da peça de teatro, Por Favor, Dirija-se a Outro Guichê.

Emversoeprosa: Poeta, a Poesia está viva? O que é a Poesia?

Menezes y Morais: A Poesia continua viva, quem disse que ela morreu não ficou vivo para ir ao enterro. Como dizia Maiacovski, o que me faz interessante é ser poeta. A Poesia para mim é o pulmão da vida. Sem ela eu não sei se conseguiria viver sem respirar.


Poemas de Menezes y Morais:


INCÊNDIO

Como o sol fecunda o dia
tu estás em mim
eu estou em ti

Neste transitório incêndio
água da certeza
Feito um grito livre
na garganta presa


AMANHECER DA AMADA COM PÁSSAROS Y ESTRELA

Bom dia Amiga
lá fora
agora
os pássaros já trabalham suas cantigas
É hora de seguir a estrela

Extraídos de Outros cantares de igual teor. Brasília> Ed. Autor, s.d.


na retina do tempo

quem cuida da saúde dos animais
quando eles estão doentes?
algumas espécies
fazem o autocatamento de piolho
e os pássaros celebram o dia
na orquestra do canto
enquanto isso
o tempo escorre indiferente
na retina do olho de Deus


primavera de si

a usina do tempo
turbina a aurora
no cio de si a felicidade se renova


Extraído de Na micropiscina da lágrima feliz. Brasília: Ed. do Autor, 1999.



http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/menezes_morais.html



Brasília vai receber os poetas em setembro
Enquanto prepara o seu acervo, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), sob a direção do poeta e professor da Universidade de Brasília Antonio Miranda, trabalha paralelamente na organização da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (I BIP), um projeto arrojado, que visa a tornar o DF um solo fértil à produção de qualidade e celebração da poesia. A preparação do evento contou com o apoio de parceiros variados, em discussões sistemáticas promovidas na BNB, desde setembro de 2007.
Desde então, mais de uma centena de poetas brasileiros e estrangeiros foram convidados a participar da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (I BIP), que será realizada de 3 a 7 de setembro, em diversos espaços culturais da cidade. O evento reunirá as novas tendências da poesia contemporânea brasileira e internacional escrita, falada, cantada, visual, performática e digital.

http://www.bienaldepoesia.unb.br/

No comments: