Thursday, January 17, 2008

DOTA KEHR - "KLEINGELDPRINZESSIN"

Dota Kehr, "A Princesa da Gorjeta"

vem a Brasília para um único show antes de voltar para Berlim.

Com data marcada para retornar para a Alemanha - 30/01/2008, a cantora e compositora alemã Dota Kehr, se apresenta neste domingo, dia 20 de janeiro, a partir das 14h30, no Bistrô Bom Demais, pelo projeto Música & Gastronomia Alemã.

Nascida em Berlim, Kleingeldprinzessin, Dota Kehr ficou conhecida como a "Princesa da Gorjeta". Este título foi adquirido por ela ter cantado muito tempo pelas ruas da sua cidade.

Dota apaixonou-se pela música brasileira ainda criança, quando teve a oportunidade de ouvir o cineasta Carlos Leite e sua esposa Aenne Bussmann cantarolarem para ela, enquanto faziam "bico de babá" na Berlim dos anos de 1980. Já adolescente, encantou-se com os músicos de rua do Equador que tocavam musica latina e música brasileira.

Aos poucos, Dota Kehr, começou a se apresentar nas ruas de Berlin e logo se tornou conhecida nos circuitos alternativos da Alemanha e de toda a Europa com o nome de "Kleingeldprinzessin" .

Em 2003 começou a tocar com sua banda e neste mesmo ano Dota passou sete meses em Fortaleza - CE, interagindo com músicos locais, tendo um maior aprofundamento com a música brasileira. Este período resultou num trabalho gravado com o músico e compositor cearense Danilo Guilherme, entitulado " Mittelinselurlaub" – "Perto da Estrada".

Embalada por um ritmo que mistura desde a Canção Francesa até a Música Popular Brasileira, suas composições e interpretações – sejam elas somente com seu violão ou acompanhada por sua banda alemã Die Stadtpiraten (Os Piratas da Cidade) – deslizam por sutis e delicadas situações do dia-a-dia, ou grandes e embaraçados sentimentos humanos.

Com cinco discos gravados na Alemanha, Dota veio ao Brasil para diversos shows tendo se apresentando em Belém, Curitiba, Brasília e São Paulo onde tambem lançou pela gravadora Chita Produções, um disco que é uma Coletânea de suas músicas - "Dota de Berlin". Este trabalho contou com a participação especial do cantor e compositor paraibano, Chico César.

Dando continuidade a proposta inédita, o Bom Demais Bistrô, localizado nas dependências do Centro Cultural Banco do Brasil, aos domingos, alia a sua programação cultural e gastronômica com a exposição em cartaz: "Os Trópicos" – visões a partir do centro do globo – Ásia, Oceania, África e América Latina, vinda do Museu Etnológico de Berlim. É o projeto "MÚSICA & GASTRONOMIA ALEMÃ". A proposta é oferecer ao visitante uma delicada experiência de integração no universo da exposição e da cultura relacionada ao país.

Bom Demais Bistrô, o Bistrô mais cultural da capital. Centro Cultural Banco do Brasil - Setor de Clubes Esportivos Sul (próximo à ponte JK). Informações e reservas: 3310.9478 - Couvert artístico: R$ 5,00.

Aberto de terça a domingo das 12 horas as 23 horas.
Programação livre para todos os públicos.

No comments: