Wednesday, February 07, 2007

Três em um são Quatro

Kenard Kruel

Há algum tempo, não folheava os jornais de Teresina. Para que?, dizia eu, de mim para mim mesmo! Pela idade, estou cansado das mortes, dos escândalos, dos assaltos, das politiquices, das fofoquinhas sociais, dos artigos bestas (como este) que povoam os nossos impressos. Há tempo também não saio do que passei a chamar Kenard Kaverna, a não ser para almoçar com dona Genu Moares, visitar o Dr. Djalma Martins Veloso ou conferir as últimas novidades artísticas e culturais na Oficina da Palavra, do professor Cineas Santos. E muito raramente!

Pois bem!, estando na Oficina da Palavra, adentrou uma garota (por sinal, uma bela representante do sexo feminino) com o jornal O Dia na mão, para ser entregue ao professor Cineas Santos que, gentilmente, passou o exemplar para mim. Até mesmo porque ele, naquele momento, estava navegando pela internet, sob os ensinamentos básicos do Amaral, um dos mais talentosos artistas da minha geração. O Donizette Adalto morreu e não viu isso!, um cabôco das brenhas de Caracol navegando pela internet. Mas, deixemos isso pra lá! Quem fica parado é poste e não um sujeito inquieto como o Cineas Santos.

Segurei o jornal, com uma má vontade danada de passar a vista por suas páginas. Porém, por sorte, abri numa página contendo colaborações assinadas por Cineas Santos, André Gonçalves e Rogério Newton. O primeiro levanta a bola, o segundo mata no peito e passa para o terceiro fazer aquele gol de placa, deixando-me na torcida como se estivesse em pleno fla-flu no Maracanã (em seus melhores tempos). Passada a euforia, fiquei com dó de mim! Por conta da minha rabugice desconhecia a arte e o engenho desses três grandes cronistas que, aos domingos, neste jornal, mostram que, apesar de tudo, ainda há vida inteligente em nosso jornalismo.

Além dos três, como nos Mosquiteiros, ainda nos aparece o Jota A. na ilustração das crônicas. Para se ter uma idéia do talento desse jovem desenhista, basta que se diga que ele é o maior ganhador dos Salões de Humor do Piauí. Todos os anos, ele sobe o palco do Theatro 4 de Setembro para receber o prêmio pelo primeiro lugar conquistado, entre as principais feras do humorismo mundial.


Estou juntando uns trocados para, na primeira oportunidade, fazer assinatura do jornal O Dia porque, editando Cineas Santos, André Gonçalves e Rogério Newton não posso mais deixar de lê-lo, ainda que só aos domingos. Quem sabe, os outros dias da semana me conquistem... Por isso que nunca se deve dizer: "Dessa água nunca beberei". Basta ter sede de belas crônicas, que se tem, no jornal O Dia, a fonte da mais pura e cristalina água. Como dizia Torquato Neto, é louvando o que bem merece, que se deixa o que é ruim de lado...

No comments: