Wednesday, July 22, 2015

Sarau Oswald de Andrade - Coletivo de Poetas Brasília




O ESCRITOR MAIS INOVADOR DA LITERATURA BRASILEIRA É HOMENAGEADO EM BRASÍLIA
por Menezes y Morais
O Coletivo de Poetas homenageia Oswald de Andrade no sarau desta sexta-feira, 24 de julho, no Empório Mineiro (CLN 104). Marina Andrade, cantora e compositora, é a musicista convidada.
José Oswald Sousa Andrade. Este é o nome civil do poeta, dramaturgo, romancista, ensaísta Oswald de Andrade (1890-1950), que também exerceu o jornalismo e a polêmica.

A CABEÇA ESTÉTICA DO BRASIL
Nasceu em São Paulo, conheceu vários países, viveu intensamente. Filiou-se (e desfiliou-se, porque era contra a ditadura) ao Partido Comunista, ao lado da também ativista e escritora Patrícia Galvão, a Pagu, autora do romance Parque Industrial.
Juntos, Oswald e Pagu editaram o jornal O Homem do Povo. Quando casado com a pintora Tarsila do Amaral, Oswald criou o Movimento Antropofágico.
Oswald de Andrade foi um dos principais líderes da Semana de Arte Moderna, junto com Mário de Andrade. A Semana aconteceu em fevereiro de 1922, durante três dias, mas depois dela a cultura produzida no Brasil nunca mais foi a mesma.
 A Semana de Arte Moderna mudou a cabeça estética do Brasil.
Para homenagear Oswald de Andrade, o Coletivo de Poetas fará rodas de leituras de alguns dos poemas do autor de Poesia Pau-Brasil e minipalestra com debate sobre a vida e a obra do autor de Serafim Ponte Grande (romance); O Homem e o Cavalo;. e O Rei da Vela (teatro).
POETAS CONVIDADOS

Alceu Brito Corrêa; Nirton Venâncio; Menezes y Morais; Marina Andrade; e Sandra Fayad são os poetas convidados.
*Sandra é poeta, economista, escritora e ambientalista.
*Nirton Venâncio é poeta, professor e cineasta.
*Alceu Brito Corrêa é poeta e engenheiro elétrico, fará o lançamento nacional do livro novo, Fio de Organza, em setembro, no Rio de Janeiro.

*Menezes y Morais é jornalista, professor, escritor e historiador. Tem 12 livros publicados e um número maior de inéditos, incluindo novela, romance, teatro, poesia e ensaio histórico.  
*Marina Andrade lançou um CD com poemas que musicou de Augusto dos Anjos. Está preparando um disco novo, com poemas de poetas residentes no Distrito Federal.
No quadro Poesia na Roda, o público é convidado a ler ou recitar poemas ou dar informes culturais. Haverá sorteio de livros de autores residentes no DF.
SERVIÇO
Sarau Oswald de Andrade
Dia 24 de julho, das 19h às 22h30
Empório Mineiro (CLN104, Bloco B, Loja 32). Fones (61) 8116.6988 e 3340.2283.
Couver artístico: R$ 5 (cinco).

Mais Oswald de Andrade: 


VÍDEOS

No comments: