Thursday, July 28, 2011

POEMAÇÃO VINTE: Um Sarau Videoliteromusical


POEMAÇÃO VINTE: Um Sarau Videoliteromusical
Homenagem a Poeta Meireluce Fernandes

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o Vigésimo POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense, visando à II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a ser realizada de 14 a 17 de setembro em 2011.

O Poemação 20 faz uma homenagem a poeta Meireluce Fernandes da Silva, licenciada em Letras - UnB/CEUB mestre em Ciência da Informação – UnB, título PhD em Ciências da Terra, recebendo também o Diploma (em Madrid): Magna cum laude, pela Bircham International University, da União Europeia e possui Curso em Planejamento e Gerenciamento na Área de Defesa (Lato Sensu) - NDU (National Defense University), Washington-D. C.- EUA. Possui hoje seis livros publicados, nos gêneros poesia, conto, romance e técnico, entre eles: “Páginas de uma Vida”, “Pensando Versos”, “Vimos e Ouvimos: Contos e Encontros Internacionais”, “Sonhar... Amar... Viver”, tendo participado e coordenado várias antologias. A poeta Meireluce Fernandes nasceu em Marabá-PA, reside em Brasília desde 1962.

André Pullig nasceu em Petrópolis-RJ, em 1976, aos quinze anos de idade passou a ter contato com poesia e a escrevê-las. Lança no Poemação XX o livro O Cancioneiro com versos que apontam para uma natureza cuja inspiração vai além de um simples arranjo de palavras, pois busca concretização em experiências reais, colocando à prova todo seu talento, seja ao questionar arranjos sociais ou declarar paixão pela escrita.

Izabela Brochado, nascida em Paracatu, MG, veio para Brasília em 1970. É a atual Diretora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas, tendo como foco de pesquisa o teatro de formas animadas. Em 2009, coordenou a primeira edição do “Museu Itinerante de Bonecos”, realizada na Universidade de Brasília e também o “Projeto Formação de Animadores Culturais” agraciado com o Prêmio Proext Cult 2009, do Ministério da Cultura e Ministério da Educação.

Adeilton Lima é conhecido do público brasiliense pelos trabalhos solos de investigação teatral como A Conferência, com direção de Cláudio Chinaski e Para Acabar com o Julgamento de Deus, de Antonin Artaud, e Diário de um louco dirigido por Cesário Augusto além das performances sobre poesia que frequentemente apresenta. Adeilton Lima é natural de Manaus ator, poeta e professor de teatro, cinema e literatura com mestrado em Teoria Literária pela UnB. Na grande tela, participou de seis grandes projetos e no palco encenou e dirigiu várias obras.

Larissa Marques é escritora, artista plástica, autodidata, nasceu em 1974, na cidade de Itumbiara, interior de Goiás, residente em Sobradinho, Distrito Federal.
Traz em sua escrita o tom existencialista que a acompanha desde muito jovem. A consternação, o confrontamento, o inconformismo, fazem parte de sua personalidade. Sua voz feminina, de descontentamento, é a marca registrada de seus trabalhos.

A música fica a cargo do Coral Alegria, grupo de canto coral que completará, neste ano, 10 anos de existência e atuação ininterrupta em Brasília, e composto basicamente por cantores voluntários da Comunidade Brasiliense, é regido pela maestrina Ana Boccucci, única regente do Coral, ao longo de toda sua existência e direção musical de Nestor Kirjner. O Coral Alegria conta atualmente, em suas apresentações, com uma equipe de 20 coralistas. A poesia terapia do Instituto de Saúde Mental coordenado pelo poeta Samuel Barros Magalhães e a psicóloga Rose Belle Lemos Dubois nos traz os poetas do instituto e suas poesias recheadas de esperança e realidade.

O Poemação Vinte conta com a apresentação em performances poéticas de Vanderlei Costa, artista natural de Pato de Minas radicado em Brasília que se apresenta em vários lugares da cidade.

Nesta edição o Sarau contará com a participação especial do pianista Édison Sauguellis, do cantor, compositor, músico, arranjador Wile Ortros, e do violonista Paulo Roberto. Ao final a plateia mostra o talento em Poesia na Plateia. Sorteio de livros para a platéia.

O Poemação é realizado todas as primeiras terças feiras do mês no auditório da Biblioteca Nacional. Sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

Serviço:
POEMAÇÃO 20: Homenagem a Meireluce Fernandes
Participantes:
Meireluce Fernandes - Paulo Roberto - Izabela Brochado - Coral Alegria - André Pullig – Adeilton Lima - Larissa Marques - Vanderlei Costa - Édison Sauguellis - Wile Ortros - Poetas do Instituto de Saúde Mental
LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar)
Data: 02 de agosto de 2011
Horário: das 19h00min as 21h00min
Entrada Franca

No comments: