Thursday, July 28, 2011

A Base Hidrográfica Ottocodificada e a Gestão dos Recursos Hídricos


Aságuas promove seu 25º debate técnico nesta sexta-feira, dia 29, às 16h, na Sala de Vidro do Bloco M.

AGUSTIN JUSTO TRIGO, especialista em geoprocessamento da ANA, da Superintendência de Gestão da Informação, apresentará o 25º Debate Técnico, o 6º deste ano de 2011, promovido pela Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas (Aságuas), sobre o tema:

A BASE HIDROGRÁFICA OTTOCODIFICADA E A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

A discussão a respeito da BHO, que ocupa lugar de destaque no SNIRH, torna-se especialmente importante neste momento, quando a versão em uso na ANA está em processo revisão, passando por modificações que visam o aprimoramento da qualidade das informações e melhor adequação às necessidades de todo o sistema de gestão dos Recursos Hídricos.

Por constituir o núcleo da Inteligência Geográfica (IG) do SNIRH, a BHO está no cerne dos sistemas de informação de natureza espacial que atendem às diversas atividades finalísticas da ANA, as quais constituem o núcleo federal do SINGREH. A qualidade dos dados representados na BHO é, portanto, de fundamental importância para todo o processo de gestão dos recursos hídricos.

É necessário um constante esforço de aperfeiçoamento da BHO no intuito de torná-la cada vez mais compatível com a realidade, tanto no tocante à fisiografia quanto na modelagem dos fenômenos hidrológicos, sociais e econômicos que ocorrem no território. Desse modo, a BHO necessita de atualizações periódicas que incorporem os aprimoramentos das bases de dados espaciais (cartografia oficial, Modelos Digitais de Elevação, etc.). Tais mudanças podem implicar em eventuais impactos nas UORGs da ANA, bem como em outras instituições nacionais e internacionais, motivo pelo qual se faz necessário o diálogo e pactuação com as respectivas unidades e entidades afetadas.

A seguir, os principais tópicos que serão abordados na apresentação: i)Características da BHO; ii) Relevância da BHO; iii) Contexto da elaboração da BHO em 2005; iv) Contexto da elaboração da BHO em 2010; v) Alterações com maior potencial de impacto.

No comments: