Tuesday, February 22, 2011

N.Srª da Poesia volta à cena no INSP


Brasília, Fev., 2011 - O Projeto N.Srª da Poesia voltou à cena no último dia 16 de fevereiro, tendo o artista plástico, poeta e ambientalista Rômulo Andrade na condução deste primeiro encontro do ano, com a nova turminha de meninas atendidas pelo Instituto N.Srª da Piedade (INSP), da ordem de irmãs jesuítas, no Lago Sul.

Rômulo Andrade criou e doou à Biblioteca Maria Cláudia Del’Isola, do Instituto (onde ocorrem os encontros), um estandarte com uma imagem estilizada da Padroeira dos Poetas – a “N.Srª da Poesia”, surgida da inspiração do grupo de voluntários que iniciou o projeto no ano passado. A “entronização” da nova Padroeira, simbolizada por uma árvore cercada de estrelas, conduziu a conversa poética de Rômulo com as crianças, toda calcada na natureza.

Sementes - Este ano, o projeto recebe nova turma de meninas, um pouco menores do que as do grupo anterior, mas igualmente sensíveis e abertas ao conhecimento da matéria poética. Algumas poucas das que frequentaram as aulinhas no ano passado continuam na turma, e mostraram que a semente vingou: três recitaram poemas de suas próprias autorias, para surpresa dos adultos presentes.

Assistiram à vivência ministrada por Rômulo Andrade: Cristina Del' Isola, presidente do Movimento Maria Cláudia Pela Paz, e algumas de suas colaboradoras, além da coordenadora da Biblioteca, Rosângela Melo, das voluntárias Cristina Lins, Gabriela Melo, Katia Aguiar, de uma professora das crianças, e da jornalista e poeta Angélica Torres. Ao final do encontro, pães de queijo, bolo de chocolate e guaraná completaram a alegria das meninas, que ficaram surpresas e felizes em saber que toda quarta-feira, ao longo do ano, na creche, é dia de Poesia, com poetas e artistas diferentes.

PROJETO N.Sª DA POESIA – Toda 4ª, às 15h, no Instituto N.Srª. da Piedade (QI 5, Chác. 7, Lago Sul. Tel.: 3248.1520), sala da Biblioteca Maria Cláudia Del Isola. Próximos encontros agendados: 23.02: Rômulo Andrade; 16.03: o poeta e performer Paco Cac; dia 23.03: o cineasta Bernardo Bernardes; 30.03: a poeta Bic Prado. Demais datas a serem agendadas.

No comments: