Thursday, June 10, 2010

Paulo Djorge e Boréu tocam no Outras Bossas músicas de Lenine


Lenine é homenageado no Café Cultural
Paulo Djorge e Boréu tocam no Outras Bossas músicas do consagrado artista brasileiro
Publicado em 09/06/2010 às 16h29

O Café Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF), recebe quinta (10) e sexta-feira (11) o projeto “Outras Bossas”, que faz homenagem ao cantor, compositor, arranjador e músico brasileiro Lenine. Os shows desta semana contam com a atuação de Paulo Djorge, na voz e no violão, e de Boréu, na percussão. As apresentações acontecem a partir das 19h e têm entrada gratuita, sem cobrança de couvert artístico nem consumação mínima.

Lenine

O pernambucano Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido nacionalmente apenas como Lenine, tem estilo que tenta agregar manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Filho de um comunista com uma católica praticante, ouvia quando criança músicas de todos os tipos - canções napolitanas, música alemã, música folclórica russa, Glenn Miller, Tchaikovsky, Chopin, Gil Evans, e, mais tarde, Hermeto Pascoal e os tropicalistas.

Lenine foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970, pois naquela época havia pouco espaço ou recursos para música em Recife. Teve músicas gravadas por muitos talentos que permeiam todos os tipos musicais. Elba Ramalho foi a primeira a gravar uma de suas canções. Depois vieram, além de outros, Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita e Maria Bethânia. Além disso, produziu "Segundo", de Maria Rita, "De uns tempos pra cá", de Chico César, "Lonji", de Tcheka (cantor e compositor do Cabo Verde) e "Ponto Enredo", de Pedro Luis e a Parede.

O artista também trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de "Caramuru, a Invenção do Brasil", que depois de minissérie virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de "Cambaio", de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Em 2005, Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo melhor disco de música brasileira contemporânea e outro pela melhor canção brasileira.

Djorge e Boréu

Paulo Djorge (voz e violão) faz um passeio por vários ritmos, sempre com uma dose de sua personalidade nas interpretações. Maranhense, participou dos grupos Canto do Rio e Garganta Profunda. Integrou o Coral da UnB e participou de vários concursos no Brasil e no Exterior. Destacou-se com o show solo “Pesquisa do Folclore Brasileiro”, com o qual fez várias apresentações na Europa. Foi contemplado com o Prêmio Renato Russo pela Secretaria de Cultura do DF. Amante da poesia, tornou-se compositor, arranjador e instrumentista.

O recifense Rivaldo Gomes de Alcântara (Boréu), produtor musical, percussionista e vocalista do grupo vocal Sopro e Cordas, já dividiu palcos com artistas consagrados da MPB, como Zé Renato, Paulinho Tapajós, Carlinhos Vergueiro, Elton Medeiros, Ney Lopes, Genézio Tocantins, Xangai, Verônica Sabino, Daniel Gonzaga, Max Viana, Maciel Melo, Maria Alcina e Simone Guimarães. Em Brasília, já se apresentou com Gisa Pitan, Goya, Ava Araújo, Salomão de Pádua, Nilson Lima, Paulo André, Osvaldo Amorim, Hamilton Pinheiro, Agilson Alcântara, Muriel Tabe, Celia Rabelo, Jô Alencar e Sandra Duailibe. Apresentou-se também no Festival de Bossa Nova de Buenos Aires (Argentina), Festival de Arte e Cultura de Santiago (Cuba), Festival de Verão de Viena (Áustria), Festival de Verão de Istambul e Antalia (Turquia).

Outras Bossas

Com uma gama de shows bastante variada, o projeto “Outras Bossas” homenageia, todas as quintas e sextas-feiras, grandes nomes da MPB. Vários artistas da cidade já se apresentaram neste evento que abriu espaço definitivo para os músicos radicados em Brasília. O sucesso é tão grande que o público freqüentador do local já incluiu as homenagens a grandes ícones da música nacional na agenda cultural brasiliense. O projeto tem a direção musical de Jaime Ernest Dias e é totalmente patrocinado pela CAIXA, em parceria com o SENAC/DF, por meio do Café Cultural.

Serviço:

“Outras Bossas” – Artistas de Brasília homenageiam grandes nomes da MPB - Paulo Djorge (voz e violão) e Boréu (percussão) homenageiam Lenine
Dias 10 e 11 de junho de 2010
Direção musical: Jaime Ernest Dias
Horário: quinta e sexta-feira, às 19h
Local: Café Cultural – SBS Qd 4 lotes 3/4, ao lado da CAIXA Cultural Brasília
Recepção: (61) 3206-9448
Entrada franca sem cobrança de couvert
Classificação etária: livre

Fonte: CAIXA Cultural Brasília

Mais sobre Paulo Djorge:
http://www.myspace.com/paulodjorge
http://paulodjorge.blogspot.com/

No comments: